Artilharia do Exército

• 1172 Respostas
  • 301421 Visualizações
*

Duarte

• Investigador
  • 2759
  • Recebeu: 312 vez(es)
  • Enviou: 1080 vez(es)
  • +1618/-606
Re: Artilharia do Exército
« Responder #1170 em: Novembro 05, 2024, 03:54:23 pm »

Eu tinha pensado na ideia de transitar os LG para as ilhas. O problema é que é difícil vislumbrar uma utilidade real para estas peças naquele tipo de TO, quando os morteiros seriam capazes de cumprir a missão e são mais fáceis de transportar. A isto junta-se que, a vantagem do LG em termos da sua transportabilidade por helicóptero, só vai ser uma vantagem se houver helicópteros nos ditos arquipélagos.

Os RGs têm uma coisa boa: são das unidades do EP com mais facilidade em recrutar.
Por mim, Açores e Madeira deviam possuir uma unidade militar cada, que em em vez de ter material de segunda linha, devia estar bem equipado, e especializado em guerra de ilha/island hopping. Seguir um bocado a doutrina americana para o Pacífico. Estas unidades poderiam participar em missões internacionais.
Para isto acho difícil justificar artilharia rebocada, e acho mais útil que estas unidades recebecessem SHORAD/C-UAS, morteiros modernos, viaturas ligeiras blindadas e não blindadas, e claro que houvesse em ambas as regiões alguma embarcação que permitisse transportar forças e material entre as ilhas do respectivo arquipélago. Mas isto é um tema que poderia ser discutido num tópico, dedicado a uma nova doutrina para os RGs.

A única artilharia que faz sentido para os nossos arquipélagos, sem ser a anti-aérea claro, é a artilharia de costa, e hoje em dia, ou usam-se mísseis dedicados (Harpoon, NSM, etc), ou opta-se por um MLRS que possua uma munição com essa capacidade, e que seja transportável por C-130/C-390.

Infelizmente nem morteiros pesados têm, quanto mais artilharia.   ::)  A minha ideia era ser equipamento em reserva para levantar um GAC para uma eventual brigada de infantaria ligeira com os BI das ilhas.  A artilharia AA nas ilhas apenas tem (ou tinha) 1 Pel. AA com os bitubo, se é que ainda funcionam?
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist

*

Lampuka

• Analista
  • 887
  • Recebeu: 306 vez(es)
  • Enviou: 405 vez(es)
  • +184/-1652
« Responder #1171 em: Novembro 05, 2024, 06:41:19 pm »

Daqui a pouco mostras o meu quintal 🤣🤣🤣.
O RG2 tem uma vantagem, podes perguntar a quem lá andou.
Fecha de nevoeiro em Setembro e só volta a ver o sol em Maio.
Está protegido por natureza...😱

Conheço bem este efeito das "ilhas de bruma".  :mrgreen: Falava-se em 2017 na construção de novo quartel para o RG2, para os lados de São Gonçalo. Não deu em nada?

https://www.defesa.gov.pt/pt/comunicacao/noticias/Paginas/Reorganizacao-do-dispositivo-da-Zona-Militar-dos-Acores.aspx

Penso que não faz sentido. O Campo Militar de São Gonçalo situa-se praticamente no centro da cidade de Ponta Delgada, numa zona em expansão.
Apesar de ter alguma área ainda disponível e nas imediações possuir estruturas de apoio que facilitariam certamente essa opção (apartamentos, por exemplo),  seria sempre uma situação transitória.
Já os Arrifes,  onde está o RG2, é um quartel antigo e desleixado, como todas as instalações existentes,  infelizmente. Mas provavelmente muito capaz se sofresse as intervenções necessárias.  Só que ninguém gosta da zona. É frio, húmido... e fora da cidade (aproximadamente 5 km). Hoje em dia...
Para que se tenha uma ideia, existiam 2 quartéis só nos Arrifes, que fica nos arredores de Ponta Delgada,  mais um na zona de Belém (também arredores),  mais o de São Gonçalo (centro) e ainda o Forte de São Brás junto à marginal.
Foram fechando e desleixando um atrás do outro.
O Exército tem outros terrenos na ilha que, no meu entender,  teriam outro potencial e adequabilidade para instalações modernas.
Exista vontade (€) e um plano.
Na realidade e relativamente ao plano não sei qual possa ser, porque na realidade por aqui não há praticamente nada...
Quem cresceu junto a estas instalações e as vê agora, bem como a atividade que têm, dá que pensar.
Tinha curiosidade em saber quantos exercícios com fogo real de artilharia existiram nas últimas décadas por aqui.
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Duarte

• Investigador
  • 2759
  • Recebeu: 312 vez(es)
  • Enviou: 1080 vez(es)
  • +1618/-606
« Responder #1172 em: Novembro 05, 2024, 07:49:30 pm »

Penso que não faz sentido. O Campo Militar de São Gonçalo situa-se praticamente no centro da cidade de Ponta Delgada, numa zona em expansão.
Apesar de ter alguma área ainda disponível e nas imediações possuir estruturas de apoio que facilitariam certamente essa opção (apartamentos, por exemplo),  seria sempre uma situação transitória.
Já os Arrifes,  onde está o RG2, é um quartel antigo e desleixado, como todas as instalações existentes,  infelizmente. Mas provavelmente muito capaz se sofresse as intervenções necessárias.  Só que ninguém gosta da zona. É frio, húmido... e fora da cidade (aproximadamente 5 km). Hoje em dia...
Para que se tenha uma ideia, existiam 2 quartéis só nos Arrifes, que fica nos arredores de Ponta Delgada,  mais um na zona de Belém (também arredores),  mais o de São Gonçalo (centro) e ainda o Forte de São Brás junto à marginal.
Foram fechando e desleixando um atrás do outro.
O Exército tem outros terrenos na ilha que, no meu entender,  teriam outro potencial e adequabilidade para instalações modernas.
Exista vontade (€) e um plano.
Na realidade e relativamente ao plano não sei qual possa ser, porque na realidade por aqui não há praticamente nada...
Quem cresceu junto a estas instalações e as vê agora, bem como a atividade que têm, dá que pensar.
Tinha curiosidade em saber quantos exercícios com fogo real de artilharia existiram nas últimas décadas por aqui.

O quartel de Belém (antigo GAG no.1) ainda pertence ao exército e está em uso? Também era outro quartel da 2a Guerra Mundial. Este conheci bem durante uns tempos em 1987.  Lembro-me bem das Bofors 4 cm e as met. quádruplas de 12,7 mm da Btr AAA.
O meu cunhado fez o curso de condutor auto la´ em 92 ou 93 quando o SMO era de 4 meses ou coisa assim... Fogos reais se calhar foram com os bitubo até anos recentes.
A Escola das Armas ainda fazia em 2020.  https://www.facebook.com/revista.artilharia/videos/2879630038974315/. e na Madeira em 2017.. https://arquivos.rtp.pt/conteudos/exercicio-militar-pedra-viva-na-ponta-do-pargo/

A artilharia de costa há muito tempo que não disparava. Em 1989 já ninguém confiava naquelas peças Krupp de 15 cm (peças de museu!) do século XIX.   https://www.operacional.pt/os-canhoes-da-castanheira-em-ponta-delgada…/

O futuro da artilharia nos arquipélagos passa pelos Startstreak / LMM tanto para defesa AA como alvos de superfície, NASAM ou parecido e morteiros modernos de 120mm.  O mais provável é que parem lá uns Stinger e morteiros 120mm Tampella. ::)
« Última modificação: Novembro 05, 2024, 07:51:09 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist