Daqui a pouco mostras o meu quintal 🤣🤣🤣.
O RG2 tem uma vantagem, podes perguntar a quem lá andou.
Fecha de nevoeiro em Setembro e só volta a ver o sol em Maio.
Está protegido por natureza...😱
Conheço bem este efeito das "ilhas de bruma". Falava-se em 2017 na construção de novo quartel para o RG2, para os lados de São Gonçalo. Não deu em nada?
https://www.defesa.gov.pt/pt/comunicacao/noticias/Paginas/Reorganizacao-do-dispositivo-da-Zona-Militar-dos-Acores.aspx
Penso que não faz sentido. O Campo Militar de São Gonçalo situa-se praticamente no centro da cidade de Ponta Delgada, numa zona em expansão.
Apesar de ter alguma área ainda disponível e nas imediações possuir estruturas de apoio que facilitariam certamente essa opção (apartamentos, por exemplo), seria sempre uma situação transitória.
Já os Arrifes, onde está o RG2, é um quartel antigo e desleixado, como todas as instalações existentes, infelizmente. Mas provavelmente muito capaz se sofresse as intervenções necessárias. Só que ninguém gosta da zona. É frio, húmido... e fora da cidade (aproximadamente 5 km). Hoje em dia...
Para que se tenha uma ideia, existiam 2 quartéis só nos Arrifes, que fica nos arredores de Ponta Delgada, mais um na zona de Belém (também arredores), mais o de São Gonçalo (centro) e ainda o Forte de São Brás junto à marginal.
Foram fechando e desleixando um atrás do outro.
O Exército tem outros terrenos na ilha que, no meu entender, teriam outro potencial e adequabilidade para instalações modernas.
Exista vontade (€) e um plano.
Na realidade e relativamente ao plano não sei qual possa ser, porque na realidade por aqui não há praticamente nada...
Quem cresceu junto a estas instalações e as vê agora, bem como a atividade que têm, dá que pensar.
Tinha curiosidade em saber quantos exercícios com fogo real de artilharia existiram nas últimas décadas por aqui.