ps- O problema do Gripen em relação ao ar-solo não é o desenvolvimento operacional, é o tamanho, por muito excepcional que a plataforma seja, aquilo não chega a ter 2/3 do tamanho de um Viper, tem alcance pequenino, se lhes aumenta grandemente a quantidade de combustivel com uma data de "excrecências", o RCS e o as caracteristicas de vôo sofrem
Erg..ultima vez que li algo a falar do tamanho, dizia que era um factor POSITIVO tornando a detecção do Gripen mais dificil...talvez porque dá uma assinatura no radar mais pequena..no entanto aparentemente o F-35 dá menos..
O alcance é pequeno?
Mas...que dados é que tens?...não te deves estar a referir ao alcance do F-16..em versão ferry....3.200km.......é que o combat radious é de apenas 550km.. [para F-16C block 30]
Já o Gripen é de 1.200km..até superior...combat radious..
O F-35 é apenas 1.000km (presumo que seja combat radious).
Isto tudo segundo o wikipédia :lol: )e nas caracteristicas de voo já não posso me pronunciar...mas penso que todos sofrem com isso..a intensidade é que pode variar..
Antes de mais eu não estou a dizer que o Gripen é um mau aparelho, ou sequer inferior ao F16, o que eu indiquei é que as vantagens em ar-ar não são nada do outro mundo (o Viper continua competitivo) e é claramente inferior em capacidade de carga/ distância percorrida por missão
Os valores de "combat radius" têm de incluir algumas coisas, como o combustível que o avião leva (50% dos depósitos internos, 100%, depósitos externos, etc), peso total da missão (armas, etc), perfil da missão (HI-HI-HI, HI-LO-HI, LO-LO-LO), etc, etc, etc
Se eu não me engano os dados que apresentou vieram da Aeroflight (ou então da Wikipedia, que os foi buscar à Aeroflight), estou correcto?- Os dados da Aeroflight indicam que para o radius que menciona o F16 voa apenas com 6 armas de 1000 libras cada, enquanto para os 1200 km´s do Gripen fala em "typical stores load and external fuel"
) do Gripen será, segundo a SAAB, 1/3 do do Viper, que como indicou é uma senhora vantagem, o que eu me estava a referir é que aquelas novas versões xpto aumentaram de tamanho, aumentaram de peso e isso tem consequências ao nivel do RCS e das caracteristicas de vôo, mas isto acontece a todos.
Para resumir isto, o Gripen é uma maquina mais recente, mais pequena com as vantagens e desvantagens que isso traz, mas é um aparelho claramente na mesma categoria de performances que o F16, o que é um MAGNÍFICO testemunho das capacidades da malta da SAAB, conseguiram construir um caça leve com um alcance razoável e com uns DENTES do tamanho de um aparelho varias vezes maior.
O meu ponto é o seguinte, não vamos gastar dinheiro numa plataforma directamente comparável com o que nós já cá temos, vamos esperar lá para 2020 antes de trocar de caça e nessa altura duvido que a FAP esteja particularmente interessada numa plataforma que entrou ao serviço 26 anos antes, mas isto é a minha opinião, claro que posso estar errado