« em: Agosto 08, 2006, 09:19:32 pm »
Seis mortos e 23 feridos
Pelo menos seis pessoas morreram, 23 ficaram feridas e cinco foram detidas pela polícia angolana na sexta-feira passada num conflito entre as tribos Côkué e Bângala, na província de Lunda-Norte, noticiou esta terça-feira uma estação de rádio angolana.
Segundo Castro Hilário, porta-voz do comando provincial da polícia, citado pela Rádio Eclésia, emissora católica de Angola, o conflito teve lugar no área de garimpo de diamantes no município de Capenda-Camulemba, localidade de Muenhagato, entre duas tribos locais e resultou em seis mortos e 23 feridos.
O incidente teve origem na tentativa do filho do rei Kambamba Kulaxingo da tribo Bângala querer controlar a área de garimpo “alegando pertencer ao território da Baixa Cassanje, terra dos seus ancestrais”, tendo a tribo Côkué considerado tratar-se de usurpação de poder, o que levou a uma luta entre as duas etnias, adiantou o responsável policial.
Castro Hilário revelou ainda que “tudo isto tem vindo a ocorrer desde a morte no princípio do ano do rei Kambamba Kulaxingo” mas que “a situação se mantém calma e sob controlo”.
mas quando é que esta gente se entende?