Sobre isto, há que considerar alguns argumentos que, a meu ver, justificam a opção portuguesa:
a) as "OH Perry", sem modernização, tratam-se de navios pouco adequados para missões AAW (defesa aérea de área) e, sobretudo, vocacionados para missões ASW (luta anti-submarina); o SM-1 que equipa as OHP pouco mais oferece que o Sea Sparrow das Meko 200;
b) a chegada das OHP obrigaria a uma profunda modernização a nível estrutural e de sistemas (e.g. falava-se na instalação dos sonares das "João Belo", porém, com a sua venda, obrigava-se a um novo investimento);
c) as "Karel Doorman" praticamente não obrigam a nenhuma modernização excepto caso se queira uma maior compatibilidade a nível de comunicações e comando e controlo e maiores capacidades AAW;
d) o custo de aquisição das "Karel Doorman" é, segundo o Jornal de Notícias (8/9/2006), de 240 milhões de euros, as fragatas OH Perry vinham a "custo zero" (Paulo Portas dix it), porém, Portugal pagava uma modernização dispendiosa de navios com mais de duas décadas de serviço e cujo estado de conservação era, segundo alguns, bastante fraco;
e) como me lembrou e bem um militar da Armada, as Perry em tudo são diferentes das "Vasco da Gama" (motores, sistemas de armas e sensores diferentes), o que implicaria à Marinha um esforço a nível de gestão de pessoal muito grande porque não haveria compatibilidade de funções em militares de uma e outra classe. A nível de manutenção a mesma coisa. É óbvio que não é muito viável pessoas terem cursos para operar e/ou fazer a manutenção a equipamentos tão diferentes. Finalmente, e mais importante, as Perry só têm turbinas, o que aumenta drasticamente os consumo (seria, pois, viável manter as mesmas a navegar? ao que sei a Polónia tem tido bastantes dificuldades... financeiras...)
As "Karel Dorman" não oferecem, com efeito, uma plataforma AAW, porém, oferecem maiores possibilidades de crescimento e uma logística muito mais facilitada. Os ganhos financeiros com esta operação são inegáveis e não duvido que será mais fácil para a Armada manter as KD a navegar um maior número de dias que as OHP navegariam.
Uma questão importante e respectiva resposta: antes da Holanda ponderar a venda das "Karel Doorman", Portugal tinha que opções? Basicamente, no que toca a compra de fragatas usadas, apenas a "OH Perry". Penso que isto justifica bastante a intenção de compra.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro