Sierra002, às vezes eu devo confessar que tenho um pouco de pena dos espanhóis.
Um dos principais problemas dos espanhois é que são demasiado empolgados, demasiado festivos, demasiado exuberantes, e por isso, na maioria das vezes muito menos objectivos e racionais que outros povos.
A industria norueguesa de construção naval, é muito mais tradicional e eficiente que a sua correspondente espanhola.
A industria de construção naval da Noruega, conseguiu sobreviver sem o apoio do estado (e vários estaleiros fecharam ou foram vendidos a empresas estrangeiras por causa disso) mas a Noruega está a milhas de muitos países europeus em construção naval.
A Noruega fabrica por exemplo, equipamentos sofisticados como o sistema de integração de dados de combate KONGSBERG que equipam os submarinos U-212 da marinha alemã.
Em termos de tecnologia naval, nomeadamente sensores, a Noruega está a uma distância enorme.
Além de fabricar e integrar sistemas, a Noruega é um dos maiores fabricantes de navios de grande porte.
Como é que você pode achar que a pobre da Navantia, que aparece no mundo depois de ter construido um navio desenhado pelos portugueses (as corvetas Descubierta) que já faliu três vezes e foi salva pelos subsidios do Estado Espanhol vai ensinar os noruegueses a fazer alguma coisa ?
Eu sei que é dificil para os espanhóis, mas tome um conselho português:
Ponha os pés no chão, e pense bem, antes de acreditar no que vê na imprensa espanhola e nos fórums em lingua castelhana.
Todos beneficiaremos com isso.
Cumprimentos