Marinha Grega (Hellenic Navy)

• 161 Respostas
  • 53467 Visualizações
*

P44

• Investigador
  • 20313
  • Recebeu: 6442 vez(es)
  • Enviou: 7248 vez(es)
  • +7787/-11442
Re: Marinha Grega (Hellenic Navy)
« Responder #150 em: Junho 24, 2024, 06:31:48 am »
A culpa é da tripulação  ::)  malandros
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Luso

• Investigador
  • 8703
  • Recebeu: 1781 vez(es)
  • Enviou: 779 vez(es)
  • +1029/-9203
« Responder #151 em: Junho 24, 2024, 11:42:01 am »
Há uma "community note" e outros comentários a declarar ser "fake news"...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

LM

• Investigador
  • 2790
  • Recebeu: 1142 vez(es)
  • Enviou: 3612 vez(es)
  • +1486/-79
« Responder #152 em: Junho 24, 2024, 01:12:23 pm »
A "ligeireza" como "On the occasion of this incident, ten crew members requested their immediate repatriation, after the frigate sailed into the port of Djibouti." faz-me confusão... eu sei que não sou eu que lá estou e talvez esteja influenciado por estoicismo de obras de ficção como o "HMS Ulysses"; talvez a tripulação não tenha tido o treino necessário... talvez estar em treinos NATO não prepare para dias de "alerta / perigo permanente"; mas causa-me espanto.

Fora disso... uma fragata já com ESSM ("In 2007, an upgrade of the STIR fire control system to allow the firing of the RIM-162 ESSM surface-to-air missile was launched.") está assim tão mal preparada? Está visto que o Goalkeeper modernizado é afinal mt útil (e Phalanx Block 1B  também - mas para drones será inferior?)...

Interessante perceber o que a Marinha agora, analisando o "ambiente operacional", julga sobre a nossa capacidade de enviar fragatas para lá...

Quidquid latine dictum sit, altum videtur

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

P44

• Investigador
  • 20313
  • +7787/-11442
« Responder #153 em: Junho 24, 2024, 01:29:21 pm »
A "ligeireza" como "On the occasion of this incident, ten crew members requested their immediate repatriation, after the frigate sailed into the port of Djibouti." faz-me confusão... eu sei que não sou eu que lá estou e talvez esteja influenciado por estoicismo de obras de ficção como o "HMS Ulysses"; talvez a tripulação não tenha tido o treino necessário... talvez estar em treinos NATO não prepare para dias de "alerta / perigo permanente"; mas causa-me espanto.

Fora disso... uma fragata já com ESSM ("In 2007, an upgrade of the STIR fire control system to allow the firing of the RIM-162 ESSM surface-to-air missile was launched.") está assim tão mal preparada? Está visto que o Goalkeeper modernizado é afinal mt útil (e Phalanx Block 1B  também - mas para drones será inferior?)...

Interessante perceber o que a Marinha agora, analisando o "ambiente operacional", julga sobre a nossa capacidade de enviar fragatas para lá...

Nada a ver

Nós temos marujos machos com pêlos no peito e faca nos dentes, a fazer peitaça, ao contrário desses maricas gregos de toga e a filosofar 💪💪💪💪
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"

*

dc

• Investigador
  • 9325
  • Recebeu: 4638 vez(es)
  • Enviou: 815 vez(es)
  • +5241/-890
« Responder #154 em: Junho 24, 2024, 02:22:24 pm »

Os ESSM são ainda Block I, e os radares são velhos (exactamente os mesmos das nossas VdG). Os Phalanx não estão actualizados, logo sem FLIR ficam em desvantagem face aos Goalkeeper (que já o têm), o que certamente afectará a eficácia dos sistemas. Os únicos sistemas EO/IR a bordo do navio, penso que são os colocados nos STIR (apenas 2), tornando-se impossível lidar com múltiplas ameaças.

Poderá dar-se o caso também dos gregos preservarem os apenas 32 ESSM para abater mísseis (um risco calculado), e preferirem lidar com drones com o restante armamento (e pode ser aí que falham), ou, as limitações dos sensores dos navios para detectar ameaças de RCS reduzido como os pequenos drones, faz com que o emprego dos ESSM não seja adequado pela proximidade ao navio com que a ameaça seja detectada.

Podemos também colocar a dúvida acerca da eficácia do VLS para estas situações em que a ameaça está extremamente perto. Um míssil lançado de VLS tem que ser lançado verticalmente, e precisa de atingir alguma altitude até conseguir virar em direcção ao alvo, algo que com o RAM, Mk-29, Atlas RC, entre outros sistemas "rotativos" e direccionáveis, não acontece.

Volto a dizer que, os navios precisam de estar melhor equipados em termos de sensores, e também de armamento. Os CIWS (nomeadamente Phalanx e Goalkeeper, por gastarem as munições depressa) deviam limitar-se à função anti-míssil, para função anti-drone, RWS de 30/35/40mm em maior número (4-6 por navio) deverão ser a arma eleita, e tudo isto complementado por um canhão principal com mais valências anti-míssil e anti-drone, como as 76mm modernas. Não descurava a necessidade de um míssil AA de curto alcance (RAM, Mistral, entre outros) que não seja lançado de um VLS, que possa ser rapidamente recarregado sem o navio precisar de voltar à doca, e que consiga enfrentar ameaças a muito curta distância.

*

P44

• Investigador
  • 20313
  • +7787/-11442
« Responder #155 em: Setembro 18, 2024, 07:56:52 pm »
Hellenic Navy's second FDI frigate, "Nearchos", F-602 will be lunched from Lorient shipyards tomorow. https://x.com/navalgroup/status/1836390391018340543

*

P44

• Investigador
  • 20313
  • +7787/-11442
« Responder #156 em: Setembro 18, 2024, 08:03:47 pm »
Perseus (A-377), the 105-meter general support ship for special operations (ΠΓΥ-ΕΕ) of the Hellenic Navy during trials on September 16, 2024. This is the 4th multi-purpose vessel that was purchased second-hand (former research vessel Viking Vision) and received as a donation by the President of Ίδρυμα Αικατερίνης Λασκαρίδη and shipowner Panos Laskaridis. Photo by Pantelis Fyssas at https://www.facebook.com/groups/1030322990692673/

*

P44

• Investigador
  • 20313
  • +7787/-11442
« Responder #157 em: Setembro 20, 2024, 07:59:52 am »
"Nearchos", F-602, Hellenic Navy's second FDI was launched yesterday. A fourth such frigate was announced during the ceremony. Taking into account naming conventions, she will probably be "Themistocles". Three out of the four ships will also get one of their four 8cell VLS launcer replaced with a strike length variant, to arm them with MdCN cruise missiles. Source:

*

P44

• Investigador
  • 20313
  • +7787/-11442
« Responder #158 em: Setembro 20, 2024, 08:18:50 am »

Defense Minister Nikos Dendias on Thursday announced Greece’s intention to start negotiations for the acquisition of a fourth Belharra-type frigate to forge ahead with a wide-reaching modernization program for a series of ships of the Hellenic Navy.
Speaking at the shipyards of the Naval Group in Lorient in France during the launching ceremony for the Nearchos frigate, Dendias said that an “impregnable surface wall” is being created in Aegean through the shipbuilding program for the four Belharra frigates, the modernization programs for the MEKO frigates, the Roussen-class missile boats and the country’s submarines, as well as the acquisition of four Island-class patrol boats.
This “wall” will also be enhanced, he said, with Greece’s future participation in the design and subsequent construction of the new Constellation frigate, and its participation in the European corvette program.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 22097
  • Recebeu: 3678 vez(es)
  • Enviou: 2596 vez(es)
  • +2083/-3982
« Responder #159 em: Setembro 25, 2024, 02:30:23 pm »
Ficava tão bem de verde...

Naval Analyses

The FREMM HN was a variant of the FREMM frigate, designed to meet the #HellenicNavy's requirements in the 2000s. It was equipped with a robust arsenal, including 24 ASTER 30 LRSAM, 24 VL MICA SAM, 8 MdCN-NCM cruise missiles, 8 EXOCET anti-ship missiles, a 76mm naval gun, 2 remote weapon stations (20mm), advanced decoy launching systems (including CANTO anti-torpedo decoys), and 2 twin torpedo tubes.

About a decade later, 🇬🇷 Greece opted for a more advanced and modern design: the FDI HN. While retaining a similar armament configuration (24 ASTER 30 SAMs, 21 RAM SAM, 8 MdCN-NCM, 8 EXOCET SSM, a 76mm gun, 2 x 20mm RWS, DLS+CANTO and 2 twin TTs), the FDI HN features cutting-edge technologies like the SEAFIRE MFR or the TSA 6000 IFF interrogator, featuring a four-panel fixed configuration for enhanced sensor capabilities.

Kudos to
@amvg22
 for the find!

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

P44

• Investigador
  • 20313
  • +7787/-11442
« Responder #160 em: Setembro 27, 2024, 09:17:26 am »

*

P44

• Investigador
  • 20313
  • +7787/-11442
« Responder #161 em: Outubro 18, 2024, 08:30:40 am »