Por isso estou a especular. A minha referência são os € 30.000 por ano que os alemães cobraram dos espanhois por cada tanque A4. Portanto €1.5 milhões, seriam 50 anos de aluguer ...
Esses empréstimos ( a Suécia fez o mesmo) foram a pechincha do século ( a seguir ao negócio polaco). O plano original era ao fim de 10 anos de empréstimo esses países comprarem os Tanques ou voltarem à Bundeswere, mas entretanto toda a gente se apercebeu que os alemães nunca os quereriam de volta. Portanto o empréstimo foi se prolongando "ad eternum" até os veículos passarem para as mãos dos seus donos ( os espamhóis ainda continuam emprestados?) num futuro não muito imediato. Uma coisa é certa. eles nunca vão voltar à Alemanha.
Apenas uma comparação rápida e qualitativa ( dados e números são difíceis de encontrar e nem sempre fiáveis)
Leo2A4 vs T-90
Devo dizer que comparo muito o T-90 ao Flanker : para mim é mais marketing que outra coisa.
Vejamos:
Perfomances: muito semelhantes em todos os níveis, a única vantagem do T-90 é que é mais leve ( dá jeito nas pontes mais fracas).
Blindagem: semelhante, embora o T-90 deva ter uma vantagem devido ao uso de ERA avanaçada KONTAKT-5. Mas aqui levanta-se um ponto essencial: até que ponto é esta ERA eficaz contra munições HEAT de dupla carga e munições SABOT ? Os russos bem podem proclamar, mas continuo a preferir a boa blindagem "tradicional" do Leo.
Sobrevivência: totalmente Leo. Apesar de algumas mudanças na torre o T-90 é um descendente directo do T-72, com todas aquelas "short-traps" que faziam com que a torre saltasse espetacularmente muito facilmente. Apesar de o T-90 já englobar "luxos" presentes nos ocidentais à muito tempo, como extintores automáticos.
Sistema de tiro/ visores, etc. : semelhante no caso do T-90 russo, vantagem no caso dos T-90s indianos
Capacidade de fogo: muito semelhante também, embora seja uma área muito manhosa. As pessoas não se apercebem que muitas vezes o factor decisivo é a qualidade das munições.
Qualidade de construção: Leo2A4 obviamente. Não é uma área em que os russos sejam tradicionalmente muito fortes.
Conclusão: Ponham uma tripulação experiente num Leo2A4, dêm-lhes munições de última geração e vão ver os T-90 a serem rebentados!
Cumptos