Até ao momento, só consegui encontrar comentários que vão para sempre à mesma fonte num blog em inglês.
Alguém que fale coreano ?
Evidentemente que se for verdade é preocupante.
Existem problemas que se explicam. Coisas como a instabilidade do submarino ou os problemas com a autonomia das células de combustível do sistema AIP porque são uma completa novidade (os U-214 têm apenas dois módulos de células de combustível).
Já outras questões como ruído no veio de hélice ou problemas com o desenho da hélice, que produz mais ruído que o que se espera, podem ocorrer com qualquer submarino.
Tenho mais receio do come e cala da marinha que dos problemas dos submarinos.
Se até na Grécia há quem queira cancelar a compra, imaginem como seria em Portugal.
Mas, também é verdade que se os submarinos não cumprissem com as expectativas, a sua compra não faria sentido. Já as contra-partidas, não sei como seria.
Quanto ao U-212, por tudo o que se sabe trata-se de um submarino testado desde há muito mais tempo. Ele teve um periodo de desenvolvimento longo e não parece assim tão ultra-supra como alguma imprensa parece fazer crer. Basta olhar para o desenho base para se ficar com a ideia de que se trata de um submarino remendado, com uma solução para a área pressurizada no mínimo «sui generis».
Outra coisa são os sistemas electronicos que se colocam a bordo (e que podem ser instalados noutros submarinos).
Já quanto ao sistema MESMA. acho melhor esquecer. Não só é barulhento (e não é defeito é feitio) como ainda por cima produz mais calor.
Todos estes sistemas apresentam problemas em algum estágio do desenvolvimento. Infelizmente parece que é normal quando se trata de desenvolvimento de tecnologias novas.