"Muitos especialistas de segurança e informação ficaram preocupados após a recente entrega pela Russia de 100 000 AK-103 à Venezuela, pedindo para que Hugo Chavez seja devidamente alertado no que respeita ao controlo destas armas, face a ausência conhecida de garantias a esse respeito.
A preocupação compreende-se, especialmente após a descoberta de uma elevada quantidade de fuzis FAL registados como pertencentes às Forças Armadas venezuelanas, nas mãos das FARC colombianas.
Vários observadores militares e de geopolitica receiam que o conhecido posicionamento politico, algo extremista, de Chavez o leve a tentar instrumentalizar as FARC, nomeadamente propondo-lhes armas novas e de qualidade."
Fico bastante céptico perante as possibilidades de governos democráticos conseguirem influenciar realmente Hugo Chavez, um novo tipo de governante populista na América Latina que, com o peso do 'ouro negro' se tornou infelizmente incontornável para a comunidade internacional. A sua estratégia vai-se revelando lentamente (veja-se ainda ha poucos dias a notória convergencia com o Irão) mas resta desvendar verdadeiramente o objectivo real.
Esperemos para ver, mas a médio prazo, para aquele lado, talvez não sejam de augurar tempos fáceis...