Não partilho da opinião do Comanche.
Conheço muito bem Espanha. Melhor que muitos espanhóis. Apenas conheço melhor Portugal.
Sempre que posso - e felizmente a vida têm-me corrido bem - lá vou eu e a família por aí fora. Carro, avião, comboio tudo me serve para ver e sentir a nossa e as outras realidades, sempre na Europa.
Pelo facto de estar mais perto, a Espanha têm sido o destino de talvez já um cento de viagens.
A impressão que o amigo Comanche têm, todos a temos numa área que anda por perto de Madrid, entre a nossa fronteira e Madrid, talvez até um pouco mais para lá ( não é fácil delimitar geográficamente ). Aí há, indubitávelmente, um sentimento de superioridade face ao Português e um piar fininho face aos outros europeus.
Agora no resto da Espanha, não.
Vá à Galiza, às Astúrias, ao País Basco, à Catalunha, à Andaluzia, a toda a costa do mediterrâneo e os Portugueses são considerados e há uma palavra ou um gesto de amizade, ou pelo menos são tratados como todos os outros. Então se forem correctos, como se quer, tem a melhor receptividade.
Há, em minha opinião, em Espanha ainda bastante desconhecimento da actual realidade portuguesa ( como há muitissimos portugueses que não vão, se alguma vez foram, há mais de 20 anos a Espanha ). Isto está a ser ultrapassado com o forte movimento turístico que se regista. Está a acontecer que há sempre alguém que agora cá veio, ou algum familiar, e passa a realidade portuguesa, que hoje é bem diferente da de há 20 anos atrás.
Tenho a firme ideia que os Galegos e os Bascos gostam mais dos Portugueses que " os de abajo ( os de Madrid ) ".
O resto é como tudo. Misérias e tristezas, sucesso e glória há cá, há lá, há por essa europa fora. Ricos, pobres, coisas bem feitas, coisas mal feitas, há em todo o lado.
Aliás, na europa que achamos rica, o fosso entre os que tudo lhe sobra e esbanjam e os que estão a cair está a crescer a olhos vistos e está a tornar-se escandaloso, isto mesmo sem falar da imigração.
No geral não estamos, apesar desta maldita crise, tão mal como isso e somos governados a todos os níveis da forma que somos e pela gente que conhecemos.
Cumprimentos,