Ja viajo para Espanha desde que me recordo, sempre gostei do povo espanhol e sempre achei que era ridiculo a rivalidade entre nos portugueses e o povo espanhol, alias sinceramente sempre pensei que fosse quase um MITO ou seja algo que algumas pessoas dizem por PURA ignorancia.
Sempre fui um adepto de ferias em Espanha e sempre disse maravilhas de Espanha
Nunca acreditei que os portugueses um povo hospitaleiro não gostasse de espanhoís , alias eu que sou de Lisboa e não de uma aldeia ou de uma pequena cidade nunca vi nem ouvi alguem a dizer mal do povo espanhol , pelo contrario todos os tratam muito bem em Lisboa , pois são muito amaveis...
Mas ir de ferias e viver a um país é completamente diferente de lidar com o zé povinho desse determinado país uma coisa muito distinta de passar uns dias aqui ou ali ou VIVER ALÍ ...
Vim para a Galiza maravilhado com a paisagem , E DECIDI ABRIR AQUI UM NEGOCIO e desde que vivo ( não de ferias. mas vivo e trabalho, ou seja com casa e emprego ) na Galiza que todas as espectativas que tinha cairam como um castelo de areia , uma desiluzão ...
Devido á minha profissão trabalhei em varios países da Europa e no mundo , e cheguei viver nestes por temporadas, nomeadamente em Espanha noutra regiao que não o norte , mas nunca fui tao vitima de xenofobia como temos sido aqui, nem mesmo na Alemanha que houve situações complicadas me senti tão menospresado por ser portugues
Aqui na Galiza a nós ( povo portugueses) ja nos chamaram de ciganos, de porcos , de ladroes, enfim de tudo , ao ponto de passarem no nosso local de trabalho e em voz alta dizerem , aqui nao entro que são portugueses.
O mais triste é que isto não acontece com um pequeno numero de pessoas e situações , mas em varias situações e muitas delas com muita falsidade e arrogancia .
Compreendo que o povo deva defender o que é deles mas o povo Galego especialmente na cidade que estou acha que tudo o que vem de fora é lixo e só presta o que é deles nomedamente as pessoas.,
principalmente essa raiva aumenta quando um estranjeiro vem para a Galiza cria um negocio e tem empregados galegos a trabalhar , ou seja o invés de verem que é algo bom porque não andamos a chular o estado espanhol e a viver do PARO ( subsidios) ainda ajudamos a pagar com nossos impostos os que viviem e ainda tiramos outros do desemprego.
Mas isto não aconteceu logo quando chegamos aqui , isto foi acontecendo....
depois de maravilhado por estas paisagens e por estas praias
Lidar com o publico foi como uma flor linda que murchou , é lamentavel em pelo ano 2016 tratarem assim as pessoas um retrocesso incrivel e uma falta de cultura inacreditavel , especialmente sendo nós de descendencia Galega ,pois, porque D. Afonso Henrriques era do Reino da Galiza , e no final do seculo XIX milhares de galegos foram morar para Lisboa misturando-se com os Lisboetas cujo o resultado somos muito de nós actuais lisboetas...ou seja é tratar mal a
eles mesmo ...kkk ridiculo e falta de informação e formação .
Entao agora que Portugal ganhou o Europeu pensei que houvesse pessoas a felicitarem-nos mas foi uma minoria a maioria ainda ficou com mais raiva e inveja e muitos tiveram o desplante de forma provocativa e maldosa de dizer na cara de portugueses aqui ( mostra falta de educação ) pis o fizeram em casa ( negocio) de portugueses que desejavam que Franca ganhasse
Para sorte nossa é claro , que , nao é toda gente assim , á muita gente incrivel e que eu adoro , muitos Galegos bem formados e espectaculares ou seja 40% que não é assim, 40% tem cultura, viaja, é humilde e sabe se portar , são pessoas educadas e dá prazer conviver
60% é a maldosa e de memoria curta apois esquecem-se que outrora como diz o artigo do link que vou colocar alimentaram as suas familias em Lisboa e porque os recebemos bem melhor do que nos recebem agora que somos uma minoria aqui .
http://estrolabio.blogs.sapo.pt/1307766.html?view=2191734#t2191734Bom podia voz contar centenas de episodios lamentaveis, mas há experiencias que se têm que viver pessolmente pois ouvir de outros não é suficiente e muitos podem pensar que estou a exagerar , eu proprio antes de viver em Espanha possivelmente pensaria que não era real...mas lá está...é a diferença de passar ferias em um país e vivier nele....
Apenas sou mais uma opiniao ...
Muito desapontado com esta cidade ( que não vou revelar o nome aqui da Galiza )
Sabes, pensei por alturas que eramos só nós que tinhamos esta opiniao, mas depois de falarmos com outros portugueses residentes todos dizem exactamente o mesmo ... aliás nesta cidade são mais pessoas que sentem discriminacão e eu fico triste porque pensei que ia ficar por aqui ....
TRISTE e muito saloio...uma evolução muito precaria de quem se acha superior e na verdade só demonstra o contrario.
Vivi noutra cidade de Espanha e nunc fui tratado assim , mas depois de algumas pesquisas na internet que tenho visto sobre este assunto é bem possivel que eu esteja enganado e não seja só aqui...
uma pena pois nos pensavamos que isto dos espanhois não gostarem de portugueses era tudo inventado ..e pelo menos aqui na Galiza é ALGO ASSUSTADORAMENTE REAL...
pergunto eu se será algum sentido de inferioridade pela historia que tem connosco ou se é porque vivem e viveram sempre tão isolados de cidades mais evoluidas como Madrid...sim porque aqui também não gostam de madrilenos , odeiam Barcelona , odeiam Valencia..alias só gostam deles proprios ...alias nesta cidade onde estou até de outras cidades da propria Galiza eles já não gostam
onde será esta cidade?
pois...alguns devem já adivinhar