O GALE - Missões, Organização, Aeronaves

• 730 Respostas
  • 227086 Visualizações
*

saabGripen

• Investigador
  • 1301
  • Recebeu: 228 vez(es)
  • Enviou: 73 vez(es)
  • +787/-1169
Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Responder #675 em: Novembro 01, 2024, 11:11:53 am »
Do tópico das notícias do Exército:
"Entrevista" com o CEM Exército na CMTV às 21h... além de dizer que ninguém aceita M113 em missões e nem ele enviava militares, diz que contrato para helicópteros vai ser assinado dentro em breve e 1° chega em 2026 - vão ser 3 unidades "para crescer de forma sustentada".
Assim sendo serão adquiridos sem concurso? Será uma compra através do FMS?

Cumprimentos,

Isso não sei, o que posso dizer é que o objectivo em termos de meios aéreos de asa rotativa, é esta unidade possuir entre 08 a 10 Helis.
Atingir este objectivo é coisa para demorar seis a dez anos, isto se não borregar antes.

Abraço

Eu lembro que se fosse assinado um contrato hoje para adquirir 10 helicópteros novos, o 10º chegaria cá daqui a 10 anos.
Comprar 4 agora (como os dos incêndios) e 6 depois de rever a LPM em 2026 - até podemos ter os 10 daqui a 6 anos.

NOTA:

Exército,
Não te esqueças de formar pilotos.
Deve demorar 3 ou 4 anos.

O amigo,

saabGripen     ;)

*

sivispacem

• Investigador
  • 1230
  • Recebeu: 681 vez(es)
  • Enviou: 621 vez(es)
  • +333/-339
« Responder #676 em: Novembro 01, 2024, 12:13:51 pm »
E serão 4 unidades!

Vão ficar em Tancos!

E tem a capacidade para transporte de 12 militares, e SAR.

E o modelo será????

UH-60, O NH 90 tem uma capacidade bastante maior

Esperem pelos próximos episodios
Cumprimentos,

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6431
  • Recebeu: 6929 vez(es)
  • Enviou: 4708 vez(es)
  • +10143/-2807
« Responder #677 em: Novembro 01, 2024, 12:53:58 pm »

Tal como o H225M Caracal.

Parece óbvio que se tratarão de UH-60A/A+/L Black Hawk (na loucura, HH-60G Pave Hawk) em segunda-mão e/ou recondicionados.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, sivispacem

*

tenente

• Investigador
  • 10672
  • Recebeu: 6111 vez(es)
  • Enviou: 4707 vez(es)
  • +8556/-1960
« Responder #678 em: Novembro 01, 2024, 01:11:03 pm »

Parece óbvio que se tratarão de UH-60A/A+/L Black Hawk (na loucura, HH-60G Pave Hawk) em segunda-mão e/ou recondicionados.

CG, por estas bandas, ex camaradas do Exército, fala-se na versão " MIKE " oriunda do famoso lote de helis que o US Army, está a alienar.

https://www.key.aero/article/how-ex-us-army-black-hawks-are-finding-new-life-commercial-operators

Esperemos que seja verdade.

Independentemente da versão, serão sempre helis recondicionados.

Grande abraço
« Última modificação: Novembro 01, 2024, 01:29:40 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

sivispacem

• Investigador
  • 1230
  • +333/-339
« Responder #679 em: Novembro 01, 2024, 01:30:30 pm »

CG, por estas bandas, ex camaradas do Exército, fala-se na versão " MIKE " oriunda do famoso lote de helis que o US Army, está a alienar.

Esperemos que seja verdade.

Independentemente da versão, serão sempre helis recondicionados.

Grande abraço

O Caracal seria uma má decisão, IMHO. Não acredito.

E até aposto que será o "L" ou "M", incluindo estações para transporte de armamento e combustível....  ;)
« Última modificação: Novembro 01, 2024, 01:31:06 pm por sivispacem »
Cumprimentos,

*

LM

• Investigador
  • 2862
  • Recebeu: 1207 vez(es)
  • Enviou: 3725 vez(es)
  • +1685/-79
« Responder #680 em: Novembro 01, 2024, 01:44:33 pm »
Pelo orçamento acredito em UH-60L recondicionados pela "Helicopter Alliance" com o "digital glass cockpit Ace Deck VL-60"... a versão mais "militar".

O US Army está a vender a versão "Mike"? Deve ser mais cara (estou apenas a tentar adivinhar)
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

sivispacem

• Investigador
  • 1230
  • +333/-339
« Responder #681 em: Novembro 01, 2024, 01:46:33 pm »
Pelo orçamento acredito em UH-60L recondicionados pela "Helicopter Alliance" com o "digital glass cockpit Ace Deck VL-60"... a versão mais "militar".

O US Army está a vender a versão "Mike"? Deve ser mais cara (estou apenas a tentar adivinhar)

Estamos alinhados! Embrulhem os 4 e não se fala mais nisso!!!  ;D ;D
Cumprimentos,

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11387
  • Recebeu: 2516 vez(es)
  • Enviou: 3578 vez(es)
  • +889/-1060
« Responder #682 em: Novembro 01, 2024, 09:58:04 pm »

O governo deve ter falado com o exército, esquecam isso dos NH90 ( só se viessem pelo tal fundo europeu da defesa), se querem um helicóptero tem de ser um modelo já em uso nas FA, e a Força Aérea até nem deve ter posto entraves nenhuns (não pôs à Marinha), no exército adquirir helis próprios, a Força Aérea nesta área está focada no helis para combate a incêndios e como isto em recursos humanos de pilotos é sempre lento a aumentar, pois uns entram mas também alguns saiem, não se pode querer assumir todas as missões possíveis, como se viu na recente recusa de operar para o INEM.

E ter o exército e Força Aérea a operar um mesmo modelo de heli pode ser o início de uma espécie de comando conjunto, pelo menos o treino, a logística, podem ser pensadas em conjunto, um ramo pode apoiar o outro em caso de necessidade.
« Última modificação: Novembro 01, 2024, 09:59:03 pm por Lightning »

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6431
  • +10143/-2807
« Responder #683 em: Novembro 02, 2024, 10:07:20 am »

E até aposto que será o "L" ou "M", incluindo estações para transporte de armamento e combustível....  ;)

A minha referência ao Caracal prendia-se com o número de maior de tropas que consegue transportar - salvo erro um máximo de 30 ou 31 incluindo a tripulação -, que tal como o NH90 é bastante superior. E seria um erro e pesadelo logístico, naturalmente.

Apesar do que revelou ontem o tenente, pela verba disponível descarto logo à partida a versão Mike do Black Hawk, recaindo muito provavelmente a escolha no UH-60A+ ou L. Em breve se saberá.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem, Mentat

*

sivispacem

• Investigador
  • 1230
  • +333/-339
« Responder #684 em: Novembro 02, 2024, 10:48:14 am »

A minha referência ao Caracal prendia-se com o número de maior de tropas que consegue transportar - salvo erro um máximo de 30 ou 31 incluindo a tripulação -, que tal como o NH90 é bastante superior. E seria um erro e pesadelo logístico, naturalmente.

Apesar do que revelou ontem o tenente, pela verba disponível descarto logo à partida a versão Mike do Black Hawk, recaindo muito provavelmente a escolha no UH-60A+ ou L. Em breve se saberá.

Espero que a versão "A" não seka a escolhida, por ser mais antiga, com motores já a pedirem para ser substituídos, idem para o rotor e transmissão, etc. Aliás, e vendo as condições de aquisição do segundo lote (os 3 Lima) cada vez mais acho que talvez tenha havido uma certa precipitação na opção dos primeiros seis. Mas isto sou eu, que não estou por dentro do negócio e muita coisa me pode estar a escapar.

Em relação à (putativa) versão M e custo de aquisição naturalmente mais elevado talvez mesmo assim seja possível, se adquiridos como EDA...

A ver vamos, como dizia o ceguinho....
Cumprimentos,

*

Mentat

• Membro
  • *
  • 278
  • Recebeu: 182 vez(es)
  • Enviou: 225 vez(es)
  • +48/-11
« Responder #685 em: Novembro 02, 2024, 10:56:17 am »

Se é para transporte de tropas e/ou equipamento (relativamente) pesado, há uma solução no mercado com décadas de provas de elevada eficiência e fiabilidade.

Uns 3 para uso generalizado e 2 para SpecOps?
 :mrgreen:

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5148
  • Recebeu: 457 vez(es)
  • Enviou: 98 vez(es)
  • +416/-8008
« Responder #686 em: Novembro 02, 2024, 10:57:53 am »
Só se fala de helicópteros, e como é que está o recrutamento de pessoal, porque o que foi formado para o Gale, ou passou á reserva ou se reformou, penso eu de que...

Potius mori quam foedari

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6431
  • +10143/-2807
« Responder #687 em: Novembro 02, 2024, 12:23:11 pm »
Espero que a versão "A" não seka a escolhida, por ser mais antiga, com motores já a pedirem para ser substituídos, idem para o rotor e transmissão, etc. Aliás, e vendo as condições de aquisição do segundo lote (os 3 Lima) cada vez mais acho que talvez tenha havido uma certa precipitação na opção dos primeiros seis. Mas isto sou eu, que não estou por dentro do negócio e muita coisa me pode estar a escapar.

Comparação sucinta mas detalhada entre as versões UH-60A, A+ e L:

https://www.skycoreaviation.com/sikorsky-helicopters/uh-60a-black-hawk-uh-60a-uh-60l/

Mas o mais provável é que se tratem de 3/4 Lima da Arista ou Ace Aeronautics, com glass cockpit digital.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, sivispacem

*

dc

• Investigador
  • 9325
  • Recebeu: 4640 vez(es)
  • Enviou: 815 vez(es)
  • +5245/-895
« Responder #688 em: Novembro 02, 2024, 04:51:58 pm »
Apesar de discordar da necessidade doEP ter a sua própria unidade de helicópteros, pois uma unidade conjunta faria muito mais sentido, pelo menos se se confirmar a opção pelo UH-60, menos mal. Não só evita que se adquira mais um modelo de heli para as FA, como é um helicóptero que, do ponto de vista da capacidade de ser armado, é muito melhor que o NH-90.

Para helicóptero primariamente de transporte, existem os Merlin, que devidamente modernizados e com a manutenção em dia, cumprem a missão.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Charlie Jaguar, sivispacem, PTWolf

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6431
  • +10143/-2807
« Responder #689 em: Novembro 03, 2024, 11:53:08 am »

Se é para transporte de tropas e/ou equipamento (relativamente) pesado, há uma solução no mercado com décadas de provas de elevada eficiência e fiabilidade.

Uns 3 para uso generalizado e 2 para SpecOps?
 :mrgreen:

Queres dar mais pesadelos a um certo General, como se já não bastassem os que ele tinha com o Merlin?  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Mentat