A este propósito, recomendo um 'site' ( em francês...'desolé'
) razoávelmente fornecido com dados e que me parece interessante.De resto, a sua consulta foi aconselhada até por revistas que normalmente valorizam mais a
'fé no Aquecimento global" (seguindo a feliz formula do
fgomes ).Na página de entrada, à esquerda ("
Liens") existem ligações para outros 'sites',inclusive em inglês, que abordam estes problemas.E já agora porque não 'testar o seu conhecimento' em 'vrai ou faux?' talvez tenham surpresas, quem sabe ?...
www.climat-sceptique.com Li ha uns tempos uma ficção (bem polémica, como devem imaginar !! pois segue as pisadas do
LUSO) do nosso conhecido
Michael Crichton State of Fear que penso deve existir em português, baseada integralmentemente neste assunto, em que no fim do livro é referida uma larga bibliografia a este respeito.
Tenho assistido, e muitas vezes assessorado profissionalmente, ao longo dos ultimos anos, a imensos fóruns europeus/mundiais sobre esta temática,e a minha sensação perante essas reuniões é de cada vez menos se tratar de 'sérios e independentes debates' onde se confrontam dados e/ou ideias concretas sobre o passado, presente e futuro, mas apenas de '
missas ecológicas' onde não há (quase nunca) espaço para o contraditório, mas apenas para as 'louvaminhas' e os 'yes men' do 'ecologicamente correcto'.
Um olhar mais atento sobre a vasta e gráficamente dispendiosa documentação disponibilizada nesses 'meetings'(paga básicamente pelo contribuinte mas proveniente únicamente dos
green-groups ou de 'participantes técnicos eco-convertidos' seus 'compagnons de route' ) é ilustrativa da falta de uma real e efectiva discussão bem como de transparência da informação
Nisto, como em quase tudo aliás, preconizo que devemos manter o nosso espírito aberto a controvérsia mantendo-nos sempre o mais informados possivel em todas as direcções... se o assunto realmente nos interessa, claro!
Cumprimentos