Não está em causa a excelência do AMX e o que a Embraer ganhou em termos de experiência, bem como que ainda é uma plataforma útil, que tanto a FAB como os Italianos já o demonstraram em combate. Aliás, a própria versão de treino parece-me ter potencial para substituir muitos modelos que por aí andam. A venda que apesar do contrato ter sido assinado, foi gorada para a Venezuela era do treinador, sendo que o próprio segundo lote do mesmo aparelho acabou ficando pelo caminho para a FAB.

É preciso no entanto entender que intenções de compra, interesse, e até contratos assinados não se traduzem em sucesso imediato de um modelo e em aviões efectivos vendidos. Também com o AMX existia uma grande possibilidade de venda logo à partida que depois acabou por não acontecer:
estudos do consórcio AMX apontavam para um mercado capaz de absorver até dois mil jatos de ataque. A maior parte desse mercado era de atuais operadores de A-4Sk yhawk, A-7 Corsair II, Fiat G.91 e aviões de ataque semelhantes, sem recursos para comprar caças de nova geração ou que preferiam jatos mais simples, para missões secundárias. Esperava-se que o AMX pudesse conquistar perto de 25% desse mercado.
Porém, entre aqueles estudos e o início da produção do AMX, o mundo passou por uma grande e inesperada mudança geopolítica. Subitamente, a queda do Muro de Berlim e a dissolução da União Soviética puseram fim à Guerra Fria, o que reduziu em muito a necessidade de jatos de ataque. Orçamentos de defesa foram reduzidos e muitas nações cortaram aeronaves do inventário, inundando o mercado com caças usados, ainda relativamente novos, por valores baixos.
http://www.aereo.jor.br/2015/12/27/programa-amx-da-concepcao-a-modernizacao/
Penso que o caso do Kc390 será diferente, não coloco em questão que é um avião que até agora "tem tudo para dar certo" e se traduzir futuramente num sucesso operacional e comercial, mas convêm ter cautela. Desde uma crise financeira mundial a qualquer situação anómala com o financiamento, passando pelo negócio dos aviões usados ou pelos "preços de amigo" de alguns fabricantes concorrentes para as expectativas ficarem abaixo do que se imagina. Só e apenas isso.


Saudações