Amigo, sem querer lhe ofender, mas veja bem, o Brasil "se arrasta" para construir um sub marino nuclear, isso mesmo, "se arrasta" para ter seu próprio sub marino nuclear.
E quando eu entro aqui, e leio o infindável debate dos portugueses em torno do "substituto dos G3", rapaz, isso no Brasil ninguém nem fala, o Brasil fabrica seu próprio fuzil e suas pistolas, para suas forças armadas e policiais, o Brasil é o quarto exportador de armas leves do mundo.
Então é isso, enquanto o Brasil "se arrasta" em torno de um SSN, em Portugal a preocupação é saber que fuzil "comprar", não é nem fabricar, é apenas "comprar"...
O Brasil """se arrasta""" em muitas outras coisas, essa é outra delas:

Brazilian AV-TM 300 'Matador' Tactical Cruise Missile.
Dilma disse na cara de Obama, lá dentro da Casa Branca, diante de todo mundo: "Se não podemos ter acesso as instalações nucleares de outros países, então não podem ter acesso às nossas"
Hillary Clinton disse em e-mail publicado pelo WikiLeaks que: "Temos que manter nossa amizade com o Brasil a qualquer custo".
Recentemente um diplomata, ou expert americano, não lembro bem falou: "Não podemos fazer nada na América do Sul sem a concordância do Brasil", é claro, a não ser pela força. Acho que estava se referindo a ALCA, não tenho certeza, o Brasil é contra, então isso não rola.
O alcance divulgado desse míssil é de 300 Km, sabe o motivo? é o alcance máximo para este tipo de arma que se permite exportar, mas segundo gente do ramo, seu alcance real deve ser em torno de pelo menos 1.000 Km, terá uma versão naval também.
É sofrível ver um país europeu travando um debate miserável sobre que fuzil "comprar", quando desgraçadamente, deveriam estar fabricando e até exportando.
G3... e por aqui estamos preocupados é com um sub marino nuclear..
Presta atenção que combustível o Brasil usa nos seus foguetes que lança de Alcântara, saberás para que estão sendo testados.
G3.. Pelo amor de Deus, cara... é outro planeta.
A última, eu acredito que sim, mas só para confirmar: Portugal tem estaleiro capaz de cortar um casco de submarino de forma totalmente autônoma?