Donald Trump é imprevisível, sua política de "Make in USA" pode no final das contas ser prejudicial ao Brasil, veja por exemplo o caso do A-29, montado em Sierra Nevada mas que é feito em Gavião Peixoto, é provável que não, mas não seria impossível ele começar e melar esses negócios em detrimento do T-6, fabricado por eles.
Sabe informar quando o KC-390 vai pro Chile e Bolívia?
O ZNF voou hoje por mais de 4 horas seguidas, voou alto em mach 0,8, talvez seja o modelo que vai ao Chile e Bolívia, já nos ajustes finais, até onde sei, essa turnê será realizada ainda no primeiro trimestre deste ano, mas não foi publicada uma data exata, quem sabe em janeiro mesmo, o KC-390 não tem muito mais o que fazer em termos de testes, agora é bater na chave e pai bola.
O Chile é um velho cliente de material de defesa do Brasil, este país deve ser levado em conta, e de todos esses países, foi o único que demonstrou real interesse pelo KC-390, os demais foram mais visitas protocolares, os velhos salamaleques de praxe, só piquithures mas nada de concreto.
Sabe aquele cara que faz tempo que você não vê e topa com ele na rua e na bucha ele tasca: "E aí cara, beleza?? passa lá em casa pra tomar um café".. ou seja, é tudo na base do "me engana que eu gosto"... sabemos com isso funciona.
Sobre essa viagem ao Chile, existe um componente delicado, é que para chegar ao Chile, o KC-390 tem que passar por cima da Argentina, e aí é aquela coisa, vai parar na Argentina ou vai direto pro Chile?? parar na Argentina para fazer o que?? comprar não vão mesmo, estão sem um puto no Banco Central, mais de 40% de inflação, seu ministro da economia caiu e o novo que assumiu já disse que vai emitir nada menos que 22 bilhões de dólares em dívida, e é dívida para rolar a dívida, bola de neve.. estão levando o farelo... mas também se não parar, será demais, afinal, eles também pomposamente se auto proclamam, "sócios" do programa... e o Chile é odiado por eles.. seria um desfeita e tanto.. no final, melhor pousar por lá e fazer um panorâmico antes se seguir viagem...
Está vendo esse E-190 da Embraer com a União Jack??

Depois trato desse assunto...
O voo para o Chile dura menos de 3 horas.. sobre o Trump, comento em outra oportunidade, estou na lona, véi... antes.. bem, o cara das Filipinas está interessado no A-29, vai usar para dar uma sabrecada nos insurretos do Abu Sayyaf.