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Problemas do A400M, é o brasileiro KC-390 melhor e mais econômico?
Por Gerhard Hegmann, Wupper presente | Stand: 15:03

O transporte militar Embraer KC-390
Dada a série de contratempos no Airbus transportador militar A400M, agora entra a fabricante sul-americana de aeronaves Embraer para o avião. Empresa afirma que pode entregar o primeiro jato já em 2019.
A Embraer oferece-se como um solucionador de problemas da Força Aérea. Porque o projeto do transporte militar Europeu A400M é marcado por atrasos, avarias e reparos, o Departamento de Defesa também vai adquirir quatro a seis modelos Hercules C-130J da Lockheed fabricantes dos EUA. De acordo com a Embraer, o novo transporte militar KC-390 és uma alternativa melhor e mais barata. "Nós poderíamos entregar já em 2019 o primeiro modelo na Alemanha", diz o chefe da divisão militar da Embraer, Jackson Schneider, em uma conversa com o "Mundo".
O transporte militar do Brasil é de fato menor do que o A400M e tem dois motores a jato em vez de quatro hélice como o modelo Airbus. Os especialistas falam de um transporte militar tático. O avião ainda está em fase de testes e provas. O CEO da Schneider Embraer está, contudo, firmemente convencido de ser capaz de cumprir o cronograma com até o fim do ano. Até agora, tudo corre conforme o planejado, em alguns casos, até mesmo melhor. No Brasil, o KC-390 já recebeu um certificado de tipo provisório, um passo importante.
A fim de manter os custos operacionais do KC-390 baixos, foram tomadas conceitos e técnicas da aviação comercial, explica Schneider. Assim, os motores (V2500) são idênticos aos numerosos aviões de passageiros A320 da Airbus, já testados milhares de vezes.
O chefe da divisão de defesa Embraer vê a adoção das melhores tecnologias da aviação civil no avião militar, uma maneira de reduzir os custos do ciclo de vida.
Modelo flexível para várias missões"O conceito de manutenção também vem do campo da aviação civil", diz ele. A filosofia por trás disso: Os dados da aeronave são constantemente avaliados e monitorados, a fim de planejar a manutenção e os reparos necessários com a devida antecedência. Isso economiza tempo e dinheiro. Ele simplifica a operação e manutenção dos aparelhos, diz Schneider.
O Diretor da Embraer Segurança e Defesa informa que o o KC-390 pode transportar até 26 toneladas de carga a 470 nós por hora (870 quilômetros por hora) é mais rápido do que o modelo americano C-130 Lockheed. "Preço e custos de manutenção são mais baixos do que qualquer outro modelo desta classe", diz Schneider. O modelo é extremamente flexível para diferentes missões, para o uso como um avião-tanque.
Ele não queria interferir nos assuntos da Alemanha, ou falar sobre os problemas do A400M, o brasileiro responde à pergunta, quão realista é sua oferta, quando o ministro da Defesa, Ursula von der Leyen (CDU) recebeu o modelo norte-americano selecionado para fornecer com a França estabelecer frota comum de transportes Hercules. Ele só está considerarando: "Nosso modelo é o melhor produto para a Força Aérea. Temos tecnologia confiável e comprovada. Você vai gostar dele."
Schneider recorda que dez empresas da Alemanha, os motores fabricante MTU Aero Engines, sobre a empresa Rheinmetall braços para especialista em eletrônica de rádio Rohde & Schwarz estão envolvidos no modelo. "O modelo seria bom para a Alemanha, suas empresas, postos de trabalho e para os contribuintes."
Embraer já está conversando com outros paísesNa verdade, a recém nomeada Ministro Federal Economia SPD Brigitte Zypries foi em novembro no Brasil e visitou a sede de aeronaves comerciais da Embraer e participou de uma apresentação do KC-390. Representantes da força aérea alemã olharam o modelo em julho de 2016, na Feira Aérea em Farnborough. No entanto, o gerente da Embraer admite que até agora não há nenhum pedido oficial da Alemanha para o KC-390 "Nós gostaríamos de mostrar a Alemanha as opções que o nosso Transportador oferece para as forças armadas", diz ele.
Até à data, a Embraer conta com 28 pedidos firmes da Força Aérea Brasileira, que quer substituir sua frota ultrapassada de C-130 pelo KC-390 na próxima década. Além disso, Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Checa assinaram cartas de intenção para a compra de 32 unidades do transporte militar. "Nós também estamos conversando com outros países da Europa", diz o gerente Embraer. Para a Suécia o KC-390 também pode ser interessante, disse ele. "Vamos dar o nome do cliente de lançamento e a data de entrega será conhecida nos próximos meses."
Ironicamente, o primeiro voo da ministro da Defesa, von der Leyen com o A400M fez a máquina claudicar. Ele aterrou com danos no motor em lituano Kaunas.
https://www.welt.de/wirtschaft/article162013020/Ist-der-brasilianische-KC-390-der-bessere-A400M.htmlSó no sapatinho:
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