No entanto a manta é curta. Tapa de um lado, destapa do outro.
Qual a plataforma anti navio mais eficaz para levar Harpoon? F-16? Ou meios navais e submarinos?
Qual a plataforma de intercepção e defesa aérea mais eficaz para levar AMRAAM? F-16 ou NASAMS?
As escolhas têm de ser racionais pois não dá nem nunca vai dar para tudo.
Primeiro era necessário definir uma estratégia de defesa nacional, e uma estratégia para a aquisição/modernização de equipamentos e infraestruturas. Este constante "empurrar com a barriga" de programas para um espaço temporal muito curto (2030-35) não faz sentido, especialmente quando se está a falar dos programas mais caros.
Depois é preciso ver onde se tem que investir em equipamento novo, onde pode ser adquirido equipamento usado, e onde se pode modernizar o material existente.
Quanto ao lançamento de Harpoon, os F-16 e P-3 têm a vantagem da rapidez de resposta, já os submarinos a furtividade e as fragatas a quantidade. As fragatas acabam por ser na prática meras plataformas de lançamento, já que a forma mais eficaz de utilizar os seus Harpoon é disparando para além do horizonte através do uso de outros meios para "guiar" os mísseis, como os Lynx e UAVs.
Mas nos F-16, os Harpoon nem seriam a prioridade, antes disso penso que novos mísseis WVR e BVR, e armas stand-off (JASSM/-ER, JSOW/-ER), seriam essenciais.
Quanto à plataforma de intercepção mais eficaz, o NASAMS e os F-16 não se excluem. Até porque os NASAMS permitem que os F-16 possam descolar em primeiro lugar. A ameaça às nossas bases aéreas não será por aeronaves a sobrevoá-las, mas sim a utilização de mísseis de cruzeiro. Acho que é irrealista achar que conseguimos ter F-16 a voar 24/7 para interceptar todos estes mísseis que possam ser lançados contra as diversas bases. Não temos caças, pilotos nem dinheiro suficiente para isso. Por isso, e sem um investimento megalómano, devíamos ter 2 baterias NASAMS II, compostas por 2 lançadores, 1 radar, 1 sensor EO. Quando fosse necessário, era só reforçar as baterias existentes com mais lançadores e radares (vantagem da modularidade do NASAMS). Uma terceira bateria poderia ser adquirida, esta para poder ser destacada em qualquer local que seja considerado estratégico (Madeira por exemplo).