Se calhar justificar-se-ia, se houvesse a necessidade de interceptar múltiplas aeronaves de combate. Por exemplo, um esquadrão de caças e uma aeronave AEW de outro país.
Uma questão relativamente aos pods ECM. Os que se encontram ao serviço na FAP, encontram-se dentro dos padrões de modernidade, ou já são algo obsoletos? Haveria no mercado uma alternativa aos mesmos?
E por mera curiosidade, há alguma ideia de quantos temos? Lembro-me de já ter visto tanto o C-130 como o C-295 com os respectivos pods, para além claro dos F-16. P-3 não me recordo de ver algum com tal equipamento.
Foi adquirida uma dúzia de pods AN/ALQ-131(V) entre 1989/90 de modo a fornecer protecção às frotas tácticas que iriam ser alvo de upgrades mais extensos, neste caso o A-7P e depois em meados da década de 90 os C-130. São usados ainda hoje por muitos países, incluindo a USAF, quer a versão "V" que operamos, quer a Block II,
Não tenho visto nada escrito, inscrito ou dito acerca da sua possível substituição na FAP - e nomeadamente na frota F-16 - até porque é usado por grande parte dos nossos congéneres da EPAF. Por isso julgo que a questão da obsolescência se poderá colocar de facto, porém os AN/ALQ-131 foram alvo de vários upgrades ao longo dos anos como seria naturalmente de se esperar ou então não faria sentido continuarem a ser empregues pelas nossas forças e pelas aliadas.
Ainda a propósito deste pod e da sua utilidade em combate ar-ar, não nos esqueçamos que os 3 F-16A da Esquadra 201 que participaram em 1999 na operação "Allied Force" efectuando CAP's estavam equipados com este dispositivo de contramedidas electrónicas.