É impressão minha ou já estão a precisar de uma pintura nova?
Grande parte dos nossos F-16 MLU, sobretudo os PA I, tem aplicada a pintura denominada "Have Glass".

Esta consiste na adição de uma camada de material que reflecte as ondas do radar, diminuindo a sua assinatura por pelos menos 15%.
Have Glass is the code name for a series of RCS reduction measures for the F-16 fighter. Its primary aspect is the addition of an indium-tin-oxide layer to the gold tinted cockpit canopy. This is reflective to radar frequencies, while it may seem odd, adding a radar reflective coating actually reduces the plane's visibility to radar. An ordinary canopy would let radar signals straight through where they would strike the many edges and corners inside and bounce back strongly to the source, the reflective layer dissipates these signals instead. Overall, Have Glass reduces an F-16's RCS (radar-cross section) by some 15 percent.
A aplicação deste esquema sobre a pintura normal do F-16 faz com que a aeronave fique, de início, com um aspecto mais para o prateado e, com o tempo e o sol, quando se começa a degradar dá a sensação de que o aparelho precisa urgentemente de ir à oficina de pintura.

Quando está novo fica assim:

Quando não está:

A USAF está até, neste momento, a começar a aplicar este esquema melhorado nos F-16C/D depois de modernizados, denominado "Have Glass V" (5 de 5ª Geração) ou "Upgraded Have Glass (UHG)", derivado da pintura usada no F-35A:

Alguém sabe me dizer, se com a pssagem dos F16, para o padrão viper, eles terão a capacidade de utilizar os tanques conformais?
Afirmativo.

P.S. Esta história dos CFT's, e especialmente no nosso caso, também me levanta algumas interrogações já que em todas as fotos e ilustrações do protótipo F-16V o que se vê são células C/D Block 50/52 transformadas. E o caso dos F-16A/B Block 20 de Taiwan - que vão ser os primeiros a passar para o padrão Viper - não é comparável pois estes Fighting Falcon são A/B apenas na aparência. Em Agosto soube através de uma fonte da Lockheed que o reforço estrutural em células mais antigas será suficiente para a instalação dos CFT's, pois quase tudo o resto à excepção do SABR (AIM-9X, AIM-120D, Sniper XR, SDB, etc, etc) já pode ser utilizado pelo F-16MLU desde a Tape M6,5.