Link:
https://www.cavok.com.br/forca-aerea-portuguesa-recebe-primeiro-f-16-modernizado-pela-ogma
Não sei onde foram buscar isso, muito sinceramente. Muitas publicações devem guiar-se pela Wikipédia, sem ter atenção a mais nada. E ainda assim é preciso saber ler...
O AN/APG-68(V)9 é o radar do F-16C/D Block 50/52, logo não podia ser o do MLU. O nosso é o AN/APG-66(V)2, bem mais limitado, e que durante o MLU foi actualizado para esta versão do AN/APG-66 original.
Além disso, nós operamos o AIM-120C-5, quem sabe até o C-7, e não o C-3, sem falar no disparate que são as menções no artigo do Cavok aos pods de contramedidas electrónicas AN/ALQ-211 AIDEWS e AN/ALQ-184 (utilizamos o AN/ALQ-131(V)).
A actualização MLU aproximou os F-16A/B Block 10 e 15 das capacidades dos mais tardios Block 40/50, mas não se tratou de uma equivalência ou equiparação total por si. Aliás, no próprio site da FAP encontra-se uma excelente explicação sobre isso:
(...) A configuração MLU, alem de novos equipamentos e integrados com novo software operacional, permite um aumento significativo das capacidades operacionais relativamente à antiga configuração OCU. Alem disso o próprio layout do cockpit foi redefinido, aproximando-se das versões mais atuais do F-16, como é o caso dos Blocos 40/42 e 50/52.
As maiores alterações na configuração MLU foram feitas ao nível dos aviónicos, onde se destacam a introdução de:
- Novo computador de missão (Modular Mission Computer);
- Atualização do radar APG-66 para a versão APG-66(V)2;
- Introdução de novos sistemas (...)
https://www.emfa.pt/aeronave-18-lockheed-martin-f16-am
Do que se fala para o futuro é da instalação do radar AESA AN/APG-83 Scalable Agile Beam Radar (SABR) da Northrop Grumman. Para quando e de que forma? Pois, isso também eu gostaria de saber.