Os 28 F16A/B MLU da FAP

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wyldething

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3660 em: Outubro 24, 2024, 05:18:43 pm »
Uma pergunta talvez ridícula, mas não seria possível modernizar os nossos F-16 com equipamentos de empresas europeias, nomeadamente o radar ECRS Mk0 da Leonardo?

Mesmo no MLU da LM pergunto se o reforço estrutural na célula, não será um problema, principalmente no PA II, que já não é novo? Nos Lynx só com os motores tem sido um pincel.

Saudações

O reforço estrutural (para 12k horas de voo) é opcional. Os nossos (tanto PA I como II) estão para 8k horas, e à taxa de esforço prevista duram até meados de 2040...
O maior problema da frota portuguesa é mesmo os motores, que estão no limite para poderem sustentar os equipamentos Viper. Taiwan modernizou células Bloco 15 como as nossas e têm tido imensos problemas à custa disso.

Já modernizar com recurso a equipamentos europeus é "arranjar sarna para nos coçarmos". Tudo precisaria de testes e certificações, com todos os custos que isso iria envolver, para ficarmos com um produto que mais ninguém tem , com todos os problemas que isso acarreta em termos de sustentação e atualização no futuro.

 
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wyldething

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3661 em: Outubro 24, 2024, 05:30:28 pm »
Entretanto a Polónia já tem aprovação de Foreign Military Sale dos EUA para 58 kits Viper para a sua frota de F-16C/D :
https://www.dsca.mil/sites/default/files/mas/Press%20Release%20-%20Poland%2024-102%20CN.pdf

Pois, só por cá é que nem F-16V, F-35A ou até ambos. Nada de nada, não chove nem faz sol.
Há aqui um pequeno problema de €€€… já viram por quanto fica o preço médio por kit? Já perceberam de onde vinham os 1000 M€ que o CEMA avançou para custo de modernização dos nossos? Quando muito, estava a subestimar o custo… upgrade completo provavelmente ficaria mais perto dos 2000 M que outra coisa…

O pacote completo engloba muito material acessório, pelo que o preço do kit Viper não pode ser extrapolado directamente. Se bem me recordo no negócio dos marroquinos ficavam pelos 40/45M por kit (em 2019)
 

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JohnM

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3662 em: Outubro 24, 2024, 05:43:04 pm »
Entretanto a Polónia já tem aprovação de Foreign Military Sale dos EUA para 58 kits Viper para a sua frota de F-16C/D :
https://www.dsca.mil/sites/default/files/mas/Press%20Release%20-%20Poland%2024-102%20CN.pdf

Pois, só por cá é que nem F-16V, F-35A ou até ambos. Nada de nada, não chove nem faz sol.
Há aqui um pequeno problema de €€€… já viram por quanto fica o preço médio por kit? Já perceberam de onde vinham os 1000 M€ que o CEMA avançou para custo de modernização dos nossos? Quando muito, estava a subestimar o custo… upgrade completo provavelmente ficaria mais perto dos 2000 M que outra coisa…

O pacote completo engloba muito material acessório, pelo que o preço do kit Viper não pode ser extrapolado directamente. Se bem me recordo no negócio dos marroquinos ficavam pelos 40/45M por kit (em 2019)
Não duvido, teria que ir tentar encontrar essa informação… a ser verdade, com a inflação hoje esse valor será muito mais próximo dos 60-70 milhões por kit, ou 1140-1330 milhões pelos 19 PA1…
 

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saabGripen

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3663 em: Outubro 24, 2024, 07:13:37 pm »

França tem que vender.
Não há melhor montra (é a única montra...) que a Ucrânia.


France Confirms Upgraded Mirage 2000s Heading To Ukraine In Early 2025

France has announced details of its plans to put surplus Dassault Mirage 2000 fighters into Ukrainian hands, with these jets receiving new air-to-ground capabilities ahead of planned deliveries starting in the first quarter of 2025. The delta-winged jet is set to become the second Western-made fighter to be provided to Kyiv, following the F-16, the first of which arrived in Ukraine this summer.

In a statement on X today, the French Minister of the Armed Forces Sébastien Lecornu added that the Mirage 2000s will first be outfitted with new electronic self-defense equipment as well as undisclosed modifications that will allow them to fly air-to-ground missions. That work will be conducted at Cazaux in southwest France. Meanwhile, the training of Ukrainian pilots and mechanics continues, Lecornu said.

https://www.twz.com/air/france-confirms-upgraded-mirage-2000s-heading-to-ukraine-in-early-2025


A França tem que vender.
Não há melhor montra (é a única montra...) que a Ucrânia.


Em Março vão enviar Mirage 2000 modificados para levar STORM SHADOW e MICA.

"As we suggested back in June, it’s now confirmed that the jets will be armed with versions of the MICA beyond-visual-range air-to-air missile, as well as the stealthy SCALP-EG cruise missile and the Hammer rocket-assisted precision-guided bomb.

The aim is to equip them with air-to-ground combat capabilities and strengthen their electronic warfare system.”

Assim equipados, mesmo estes Geração 4 são melhores que os nossos F-16.

https://www.twz.com/news-features/french-mirage-2000s-destined-for-ukraine-will-fly-with-storm-shadow-mica-missiles


« Última modificação: Outubro 24, 2024, 07:15:42 pm por saabGripen »
 

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Drecas

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3664 em: Outubro 24, 2024, 08:00:15 pm »
Melhor  :mrgreen: :mrgreen:

A droga faz mal, muito mal
« Última modificação: Outubro 24, 2024, 08:31:45 pm por Drecas »
 

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wyldething

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3665 em: Outubro 24, 2024, 08:55:19 pm »
 

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Pneucareca

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3666 em: Outubro 24, 2024, 09:15:33 pm »
Embalando mais um pouco, diz que os ST são melhores que o F-16!!
Só rir!
 
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mafets

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3667 em: Outubro 24, 2024, 09:31:58 pm »
Citar
An F16 basic cost about 63 million each, but lots depends on the features of the variant purchased and the equipment it has built in.

https://www.aerotime.aero/articles/27553-top-10-most-expensive-fighter-jets

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Major Alvega

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3668 em: Outubro 24, 2024, 10:51:10 pm »
[/ftp]https://www.janes.com/osint-insights/defence-news/defence/us-approves-polish-f-16-upgrade[/ftp]

MLU para o padrão Viper para todos os 48 F-16C/D-52+ polacos.

Por cá fazer o mesmo a 19 aeronaves, "ai! ai! ai! c'orror, é tão caro."
« Última modificação: Outubro 24, 2024, 11:17:48 pm por Major Alvega »
 
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Charlie Jaguar

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3669 em: Outubro 25, 2024, 09:20:56 am »
O reforço estrutural (para 12k horas de voo) é opcional. Os nossos (tanto PA I como II) estão para 8k horas, e à taxa de esforço prevista duram até meados de 2040...
O maior problema da frota portuguesa é mesmo os motores, que estão no limite para poderem sustentar os equipamentos Viper. Taiwan modernizou células Bloco 15 como as nossas e têm tido imensos problemas à custa disso.

Quando a dado ponto o número máximo de motores F100 disponíveis para a frota se situa entre as 12/14 unidades (basta ver os sucessivos relatórios de execução da LPM), falarmos de um total de 25 ou 28 caças é o mesmo que nada. As nossas células F-16M têm ainda muito potencial de exploração a nível de horas de voo e desgaste da própria célula, e não é por acaso que se menciona frequentemente que possam operar até 2035 ou mais desde que devidamente atualizadas e consequentemente relevantes.

Agora, o calcanhar de Aquiles é realmente o coração do caça, o motor Pratt & Whitney F100-PW-220E. E como este problema não vai ser adereçado (isto é, não há quaisquer planos para uma eventual mudança de motor), aliado ao contínuo subinvestimento a que está votada a nossa única frota de aeronaves de combate, a tendência é que as coisas continuem um pouco tal como estão, apesar da esperança de que o programa existente de regeneração do potencial dos motores possa vir a ajudar nesta questão.
« Última modificação: Outubro 25, 2024, 09:23:35 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3670 em: Outubro 25, 2024, 03:06:14 pm »
A Jogada de Poder da Polônia: Reforma de Caças de $7,3 Bilhões para Transformar a Linha de Defesa da OTAN, aprovada pelo Departamento de Estado dos EUA.


Em um salto ousado para reforçar suas capacidades de defesa, a Polônia está prestes a receber uma atualização de $7,3 bilhões para sua frota de caças F-16, conforme aprovado pelo Departamento de Estado dos EUA. Essa mudança potencialmente transformadora levará as aeronaves ao padrão Viper Midlife Upgrade (MLU), equipando a frota aérea da Polônia com tecnologia de ponta e elevando seu poder aéreo a alturas sem precedentes.

De acordo com a proposta, a Polônia solicitou um pacote completo de aprimoramento que inclui 58 radares de Array Eletronicamente Escaneado Ativo (AESA) e 73 Conjuntos de Guerra Eletrônica Integrados Viper, projetados para detectar e neutralizar ameaças com maior precisão do que nunca. Itens adicionais no pacote de atualização incluem aviônicos avançados, sistemas de teste de mísseis, software crítico e suporte logístico para otimizar a prontidão operacional.

Essa medida ocorre em meio a crescentes preocupações de segurança na Europa Oriental e destaca a determinação da Polônia em fortalecer suas defesas aéreas. Com essas atualizações, a Força Aérea Polonesa ganhará maior vigilância, capacidades de direcionamento e prontidão de combate aprimorada, adicionando um poder de fogo significativo às defesas orientais da OTAN.

A Lockheed Martin, o gigante da defesa com sede em Greenville, Carolina do Sul, está definida para liderar o projeto de reforma. Não será necessário o envio de pessoal adicional dos EUA em solo polonês, sinalizando que a Polônia integrará totalmente as atualizações em sua infraestrutura atual. A Agência de Cooperação em Segurança de Defesa dos EUA (DSCA) enquadrou a medida como um impulso crítico para a defesa da Polônia e a posição estratégica da OTAN, sublinhando ainda mais o compromisso de Washington em fortalecer alianças em resposta ao aumento das tensões na região.

Os termos finais e os custos estão sujeitos a negociação, mas a mensagem clara é que a Polônia está pronta para dar um passo significativo na proteção de suas fronteiras e no apoio à frente oriental da OTAN—uma medida que se espera que reformule o equilíbrio de poder e reforce a estabilidade regional.

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3671 em: Outubro 25, 2024, 04:52:16 pm »
[/ftp]https://www.janes.com/osint-insights/defence-news/defence/us-approves-polish-f-16-upgrade[/ftp]

MLU para o padrão Viper para todos os 48 F-16C/D-52+ polacos.

Por cá fazer o mesmo a 19 aeronaves, "ai! ai! ai! c'orror, é tão caro."

E depois os subsídios para os parasitas?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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saabGripen

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3672 em: Outubro 25, 2024, 08:03:56 pm »
O reforço estrutural (para 12k horas de voo) é opcional. Os nossos (tanto PA I como II) estão para 8k horas, e à taxa de esforço prevista duram até meados de 2040...
O maior problema da frota portuguesa é mesmo os motores, que estão no limite para poderem sustentar os equipamentos Viper. Taiwan modernizou células Bloco 15 como as nossas e têm tido imensos problemas à custa disso.

Quando a dado ponto o número máximo de motores F100 disponíveis para a frota se situa entre as 12/14 unidades (basta ver os sucessivos relatórios de execução da LPM), falarmos de um total de 25 ou 28 caças é o mesmo que nada. As nossas células F-16M têm ainda muito potencial de exploração a nível de horas de voo e desgaste da própria célula, e não é por acaso que se menciona frequentemente que possam operar até 2035 ou mais desde que devidamente atualizadas e consequentemente relevantes.

Agora, o calcanhar de Aquiles é realmente o coração do caça, o motor Pratt & Whitney F100-PW-220E. E como este problema não vai ser adereçado (isto é, não há quaisquer planos para uma eventual mudança de motor), aliado ao contínuo subinvestimento a que está votada a nossa única frota de aeronaves de combate, a tendência é que as coisas continuem um pouco tal como estão, apesar da esperança de que o programa existente de regeneração do potencial dos motores possa vir a ajudar nesta questão.

Neste momento é um bocado "má onda" um civil falar mal do CEMFA...
O homem ainda deve estar ocupado com o caso do ministro...

Mas vamos lá;
O Orçamento vai ser aprovado (se calhar).
O que vai ser colocado dentro do Orçamento para investimento militar é o que já consta na LPM.
Se, na hipótese mais cor-de-rosa para a FAP, houver uma revisão da LPM em 2025, que passe a incluir uma modernização de F-16 e/ou programação de investimento futuro num "Novo Caça", as primeras verbas desses novos projectos aparecerão no Orçamento de 2026.
Se a revisão da LPM não for feita extraordinariamente em 2025, será feita de forma Ordinária em 2026.
Lembro que a ultima revisão foi em 2023 e foi antecedida de uma Revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional que demorou UM ANO!
Assim, novas verbas aparecerão no Orçamento de 2027 ........ ou 2028.

Conclusão:
Tendo em consideração que a guerra na Ucrânia foi a melhor oportunidade que poderia aparecer ás FFAA Portuguesas para fazer um ZEITENWENDE, como os Alemães (uma Mudança dos Tempos), e tendo em vista que essa oportunidade, aparentemente não foi aproveitada por "alguns ramos" das FFAA até agora...  final de 2024(!)...

... visto o que escrevi no início do meu texto ... deixo aos colegas foristas a conclusão do mesmo.

Sejam optimistas.
 

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Kalil

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3673 em: Outubro 25, 2024, 09:34:33 pm »
O SaabGripen esqueceu-se de dizer que em 2027 e 2028 é quando o governo prevê corrigir os niveis de despesa pública, que foram aumentados para 2025/2026.

Tranquilo.
 
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sivispacem

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3674 em: Outubro 25, 2024, 10:15:14 pm »
O SaabGripen esqueceu-se de dizer que em 2027 e 2028 é quando o governo prevê corrigir os niveis de despesa pública, que foram aumentados para 2025/2026.

Tranquilo.

Bem, teoricamente a legislatura termina no início de 2028. Logo, não seráo de esperar grandes correcções na despesa pública nos anos de 2027 e 2028, a menos que o Governo não preveja, como me parece, durar até lá.

Aguardemos serenamente, é o meu conselho  :mrgreen:
Cumprimentos,
 
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