Isto era fazer um acordo com a Airbus para a compra de dois aparelhos a preço (mais) reduzido, à qual se juntaria a modernização do C-295M para W. Assim houvesse vontade e visão para tal.
Ai já é complicado, estás a misturar aviões diferentes, e a modernização dos C295M era oferecida? É que estar sempre a pagar, e o nosso governo é muito mais a favor de coisas "conjuntas" de preferência que não custem dinheiro.
A sério que me estás a querer explicar que o A400M e C-295M são aviões diferentes? 'Tás no gozo, não 'tás?
O que eu disse foi o seguinte, e acho que me percebeste ("
assim houvesse vontade e visão para tal", como escrevi): se a Airbus nos vendesse dois A400M a preço de amigo, com ou sem aspas no amigo, nós avançávamos para a modernização da frota C-295M PG01, 02 e 03 para C-295W; seria do género uma mão lava a outra, entendes? É isso que eu quis dizer.
Quiçá, até mesmo, o heli de evacuação poder também ser da Airbus... só Deus sabe que a Leonardo já merecia levar também uns valentes pontapés nas canelas para se deixar de abuso de posição dominante. E, lá está, com o bónus de ser tudo europeu (embora eu seja claramente do team Blackhawk). Porém, como nem vontade ou visão existem para tamanho emprego de massa cinzenta, só nos podemos limitar a estes exercícios teóricos e pouco mais.