Programa de substituição do C-130

  • 2724 Respostas
  • 698950 Visualizações
*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 545
  • Recebeu: 147 vez(es)
  • Enviou: 620 vez(es)
  • +86/-519
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2700 em: Janeiro 28, 2025, 12:46:53 pm »
Entretanto a Airbus continua a tentar vender A-400M a países europeus, como a Polónia e outros, podendo voltar a haver contactos com Portugal para a aquisição de 2 células.
Cps,

Ainda vão vender os 4 C130 para adquiri dois A400

Uma boa troca, visto que já temos C-390 para o lugar do C-130.
 

*

os_pero

  • Perito
  • **
  • 592
  • Recebeu: 240 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +1267/-51
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2701 em: Janeiro 28, 2025, 12:52:41 pm »
Entretanto a Airbus continua a tentar vender A-400M a países europeus, como a Polónia e outros, podendo voltar a haver contactos com Portugal para a aquisição de 2 células.
Cps,

Ainda vão vender os 4 C130 para adquiri dois A400

Seria mau negocio? para mim secalhar não (mas tb percebo muito pouco disto), com a frota de KC-390 a mostrar serviço.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6561
  • Recebeu: 7127 vez(es)
  • Enviou: 4836 vez(es)
  • +10158/-2814
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2702 em: Janeiro 28, 2025, 12:57:39 pm »
Entretanto a Airbus continua a tentar vender A-400M a países europeus, como a Polónia e outros, podendo voltar a haver contactos com Portugal para a aquisição de 2 células.
Cps,

Ainda vão vender os 4 C130 para adquiri dois A400

Seria mau negocio? para mim secalhar não (mas tb percebo muito pouco disto), com a frota de KC-390 a mostrar serviço.

Há alguns anos que se fala da hipótese de vender a frota C-130H/H-30 após concluir a sua modernização, adquirindo 2 a 3 A400M excedentários para a Esq. 501 "Bisontes". Tanto o Subsea7 como eu já aqui falámos disso, a meu ver seria uma excelente opção.

O Hércules não pode durar para sempre (com muita pena minha), e a tal ideia de os equipar novamente com o MAFFS/MAFFS II para combate aos FF parece encontrar-se agora um pouco no limbo.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, sivispacem, PTWolf, Pneucareca, Nighthawk

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1064
  • Recebeu: 199 vez(es)
  • Enviou: 86 vez(es)
  • +68/-22
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2703 em: Janeiro 28, 2025, 03:30:19 pm »
Por muito que eu gostasse de ver os A-400 em Portugal, fará sentido estar a investir em mais um modelo de transporte para ter de manter no futuro?
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1349
  • Recebeu: 755 vez(es)
  • Enviou: 716 vez(es)
  • +381/-380
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2704 em: Janeiro 28, 2025, 04:32:27 pm »
Por muito que eu gostasse de ver os A-400 em Portugal, fará sentido estar a investir em mais um modelo de transporte para ter de manter no futuro?

Pois, tem um ponto a seu favor. Para uma força aérea da dimensão da nossa seria de facto um exagero ter 4 tipos de aparelhos de ttransporte (não esquecer o LUS222).

A não ser que se pretenda alienar os C295....
Cumprimentos,
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1539
  • Recebeu: 235 vez(es)
  • Enviou: 83 vez(es)
  • +849/-1421
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2705 em: Janeiro 28, 2025, 07:45:16 pm »
Por muito que eu gostasse de ver os A-400 em Portugal, fará sentido estar a investir em mais um modelo de transporte para ter de manter no futuro?

Pois, tem um ponto a seu favor. Para uma força aérea da dimensão da nossa seria de facto um exagero ter 4 tipos de aparelhos de ttransporte (não esquecer o LUS222).

A não ser que se pretenda alienar os C295....


A não ser que quiséssemos ser uma TORRESTIR da NATO, colocando X aparelhos ao serviço da mesma.
Isso dava pontos em termos de "Empenho" e "Relevância".

 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5380
  • Recebeu: 3519 vez(es)
  • Enviou: 2982 vez(es)
  • +5937/-3638
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2706 em: Janeiro 28, 2025, 08:00:17 pm »
Entretanto a Airbus continua a tentar vender A-400M a países europeus, como a Polónia e outros, podendo voltar a haver contactos com Portugal para a aquisição de 2 células.
Cps,

Ainda vão vender os 4 C130 para adquiri dois A400

Seria mau negocio? para mim secalhar não (mas tb percebo muito pouco disto), com a frota de KC-390 a mostrar serviço.

Não era mau e, eram 3 modelos em uso na mesma como acontece actualmente. E ao menos o A400 faria o que o KC não consegue. E isto evidencia tudo aquilo já falado anteriormente sobre o assunto.
Agora, era uma questão de até eventualmente em termos Europeus existir uma frota partilhada, ao exemplo dos Canader para os incêndios. Decerto em termos de logística e manutenção teria facilidades
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1349
  • Recebeu: 755 vez(es)
  • Enviou: 716 vez(es)
  • +381/-380
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2707 em: Janeiro 28, 2025, 08:00:22 pm »
Por muito que eu gostasse de ver os A-400 em Portugal, fará sentido estar a investir em mais um modelo de transporte para ter de manter no futuro?

Pois, tem um ponto a seu favor. Para uma força aérea da dimensão da nossa seria de facto um exagero ter 4 tipos de aparelhos de ttransporte (não esquecer o LUS222).

A não ser que se pretenda alienar os C295....


A não ser que quiséssemos ser uma TORRESTIR da NATO, colocando X aparelhos ao serviço da mesma.
Isso dava pontos em termos de "Empenho" e "Relevância".

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Agora deu-lhe para ser cómico!!!
Cumprimentos,
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2968
  • Recebeu: 1286 vez(es)
  • Enviou: 3848 vez(es)
  • +1832/-84
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2708 em: Janeiro 28, 2025, 09:49:43 pm »
Posso estar totalmente errado mas confesso que tive uma ideia, se não na forma pelo menos no espírito, similar à do saabGripen... isto não será capacidade de transporte a mais para tão pouca capacidade "letal"...? É certo que são segmentos diferentes - o que "obriga" a ter os C295; então se vier (e desconfio que é para vir) mais 1 KC390...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2164
  • Recebeu: 2348 vez(es)
  • Enviou: 3151 vez(es)
  • +5608/-3277
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2709 em: Janeiro 28, 2025, 10:09:10 pm »
A possibilidade é vender os 4 C-130H, e dotar a 501 com 2 a 3 A-400M, adicionando aos 5 KC-390 e 7 C-295M para transporte (excluindo os 5 VIMAR).
Cps
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, PTWolf, goncalobmartins

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1539
  • Recebeu: 235 vez(es)
  • Enviou: 83 vez(es)
  • +849/-1421
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2710 em: Janeiro 28, 2025, 10:47:07 pm »
Posso estar totalmente errado mas confesso que tive uma ideia, se não na forma pelo menos no espírito, similar à do saabGripen... isto não será capacidade de transporte a mais para tão pouca capacidade "letal"...? É certo que são segmentos diferentes - o que "obriga" a ter os C295; então se vier (e desconfio que é para vir) mais 1 KC390...

Vou resumir o que o LM diz:

"tive uma ideia, similar à do saabGripen"

Um dia, todo o Forum Defesa dirá o mesmo.
 

 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2968
  • Recebeu: 1286 vez(es)
  • Enviou: 3848 vez(es)
  • +1832/-84
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2711 em: Janeiro 28, 2025, 11:51:38 pm »
Não podes assumir isso, não vá alguém se lembrar dos relógios de ponteiros... que, mesmo avariados, estão certos 2x por dia.  :mrgreen:
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 808
  • Recebeu: 372 vez(es)
  • Enviou: 475 vez(es)
  • +59/-4
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2712 em: Janeiro 29, 2025, 10:34:14 am »
A possibilidade é vender os 4 C-130H, e dotar a 501 com 2 a 3 A-400M, adicionando aos 5 KC-390 e 7 C-295M para transporte (excluindo os 5 VIMAR).
Cps

Por falar em Airbus e C-130H, o 16801 fez, esta madrugada, um voo noturno até Albacete... E entretanto já regressou ao Montijo... Mas a fábrica em Albacete é da Airbus Helicopters (NH-90)  :o
 

*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 746
  • Recebeu: 233 vez(es)
  • Enviou: 287 vez(es)
  • +155/-120
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2713 em: Janeiro 29, 2025, 10:42:53 am »
Bom dia

È mais que uma forte possibilidade, parece ser o designo das nossas forças armadas,  sermos a torrestir, e a a GNR da nato, nesta zona do atlântico quiçá em africa, basta ver as aquisições e futuras construçºoes.

FAP
kc-390
Supertucano
P-3 Orion

( e nem falo destes airbus ou do lus222)

Marinha
Navios patrulha
2x AOR
Binby

Exercito
aquisição de vários Veículos de transporte tático.
« Última modificação: Janeiro 29, 2025, 10:46:44 am por Malagueta »
 

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 121 vez(es)
  • Enviou: 156 vez(es)
  • +17/-39
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2714 em: Janeiro 29, 2025, 10:46:43 am »
A possibilidade é vender os 4 C-130H, e dotar a 501 com 2 a 3 A-400M, adicionando aos 5 KC-390 e 7 C-295M para transporte (excluindo os 5 VIMAR).
Cps

Por falar em Airbus e C-130H, o 16801 fez, esta madrugada, um voo noturno até Albacete... E entretanto já regressou ao Montijo... Mas a fábrica em Albacete é da Airbus Helicopters (NH-90)  :o

 Deve estar relacionado com o curso TLP 25-1
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar