Afinal também não fui muito correcto. Foi a intelligence sim, mas neste caso a do 15º exército.
O Almirante Wilhelm Canaris, chefe da Intelligence alemão é que deu essa dica ao Tenente-Coronel Helmuth Meyer , oficial da intelligence do 15º exército. Avisou que na altura anterior à invasão iria haver bastantes informações para a Resistência via BBC. Mas somente 2 mensagens seriam concretamente acerca do dia D. Eram elas um poema dividido em 2 partes, sendo que a 1ª seria transmitida em principio no dia 1 ou 15 do mês da invasão, e a 2ª seria 48 horas antes desta. O que ainda não me explicaram foi como é que Canaris descubriu isso!!!
Foi Meyer (mais concretamente os seus homens, o sargento Walter Reichling que descubriu a 1ª parte no dia 1 de Junho). A mensagem foi repetida nos dias 2 e 3. Meyer ficou preocupado, mas partiu do principio que era somente para os ingleses terem a certeza que a Resistencia recebia a mensagem, portanto não houve problemas com isso.
A falha de comunicação eu posso explicar o que aconteceu.
Meyer primeiro informa o chefe de estado do 15º exército, Major General Hoffmann, e este mete o 15º em alerta.
Entretanto Meyer manda mensagem por "teletype" para o OKW. Telefona também ao HQ de Rundstedt ( OB West) e de Rommel (Army Group B).
No OKW, Jodl pensa que Rundstedt decretou o alerta, mas Rundstedt por sua vez pensou que Rommel já teria feito isso. E pronto...aqui está a falha de comunicação que referiste.
Entretanto, pensasse que Romel certamente tenha recebido a mensagem, mas pelas suas estimativas desprezou a mensagem. Cornelius Ryan diz "Rommel must have received the message"..não é 100% certo.
Cumprimentos