Alem das tuas fobias com CAstela, o saber nao ocupa lugar, se estas a basar-te so en laços culturais ou linguisticos, pois esta claro que so debia ser galiza vs portugal, mas nao achas que tem logica trocar culturas? porque nao vou a puder gostar de ver tv portuguesa em CAtalunha? nao veja qualquer problema.
Mas emtao devia ter muita logica que se exister tvleao, em Miranda debia puder ver-se nao é?
...
Se quiseres ver a televisão portuguesa nada te impede de a ver, não é preciso estar em sinal aberto, da mesma maneira portugueses podem ver televisões espanholas em Portugal (apesar de não estarem em sinal aberto).
Quanto a uma televisão de Leão, como sabes leão foi engolida
por castela quer culturalmente quer politicamente,
se existisse emissões televisivas em língua leonesa, e se castela permitisse que essas emissões fossem permitidas em toda a região histórica do reino de Leão (o que eu dúvido), lembra-te que a antiga região de leão que faz fronteira com Portugal está totalmente castelhanizada, a língua leonesa já se extinguiu, e para as emissões em língua leonesa chegarem ao planalto mirandês teriam então de passar por regiões catelhanizadas a 100%. então essas emissões seriam vistas na região de Miranda, já que é uma região fronteira com o antigo reino de Leão, como sabes nas regiões de fronteira é possivel apanhar os canais dos dois países.
Como falas em troca de culturas? Dás vontade de rir, porque é que as televisões da Galiza, País Basco e Catalunha não se emitem em toda a Espanha? porque é que as televisões em castelhano se emitem em toda a Espanha? E as que emitem em outra línguas não? Porque é que aqui não á troca de culturas? Porque é que em Espanha se dobra todos os filmes em língua não castelhana? Em Portugal põem-se subtitulos, ainda falas em troca de culturas? Em Espanha está tudo direccionado para a imposição do castelhano, é assim que desde sempre castela tem agido e mais tarde Espanha.
Por isso procupa-te primeiro com as trocas de culturas em Espanha, curiosamente não te vejo a reivindicar isso de uma maneira activa, apenas muito raramente com comentários tímidos, ambiguos, frouxos e de circunstância a favor da pluridade de Espanha.
Como sempre Comanche muito constructiva a tua atitude....
Agora vamos por partes. Nao vou a negar que o facto que pela uniao de Leao com Castela a lingua leonesa perdiu força,mas isso de que esta extinta nao é verdade,pouco sim, mas existe por varias zonas e con certeza que se fala mais do que se fala o Mirandes que segun voces é lingua oficial. Curiosamente posso dizer emtao que o liones foi engolido pelo portugues na zona norte de Portugal?
Isso de que falas do motivo que nao podem ver-se tudas as tv en tuda Espanha, ja contestou o Roque, e so tu nao podes entender una coisa tao simpel. As tv que emiten em castelhano sao as de ambito nacional, mas estou a ver que nao sabes que a tvespanhola no seu segundo canal emite na lingua propia de cada comunidade. A tv2(tv espanhola) pelo menos em Catalunha emite em catalao durante a metade do dia, pode dizer o mesmo a tv portuguesa em Miranda?.
Isso dos films dobrados e o mais ridiculo escutada em muito tempo. Efectivamente os films sao dobrados,pode ser melhor ou pior, mas nas outras linguas tamben dobran, ao catalao, vasco, galego, valenciano....pregunto, a subtitulaçao em mirandes quando é emitido un film ou so se faz em portugues?
Os meus comentarios de troca cultural nem sao timidos, nem poucos, nem ambiguos, pois como podes ver eu tento aprender portugues, como podes sou eu quem neste debate esta a proponer puder ver tv de qualquer parte da peninsula seja qual seja a lingua, emtao? nao percebo nada. Diz, quais sao os teus comentarios de troca cultural?.Das varias linguas faladas na peninsula, falo castelhano e catalao como linguas propias, o portugues temto fazer un esforço, o valenciano meio falo, e em breve vou iniciar curso de iniciaçao da lingua Aranesa. Diz, quantas linguas da peninsula falas tu? pregunto isso, porque ja estas a acusar-me de coisas que sao falsas.
Eu tento ser constructivo contigo e con tudos, mas tu nao estas a colaborar em nada. Eu nao sou inimigo teu, nem dos portugueses, nem sou un cavaleiro castelhano que vai ir a conquesta de Portugal.
Boas noites.