São apenas 6 anos e depois posso nunca mais conseguir estar no exército ou eles costumam renovar? Por acaso eu podia virar praça e estudar na academia militar ao mesmo tempo só que o horário seria bem complicado... mas ao estudar na academia militar já garantia trabalho como oficial em quadro permanente não é?
Regime de Voluntariado (RV): 1 ano
Regime de Contrato (RC): (máximo de) 6 anos
Regime de Contrato Especial: (RCE) (máximo de) 14 anos (valor máximo, que reduz em função de anteriormente se prestar tempo de serviço em RV ou RC) (apenas disponível para determinadas especialidades (Eletricidade, Logística, Mecânica) e que exigem formação específica (para simplificar, determinados cursos do ensino secundário profissional)
Quadros Permanentes (QP): poderão permanecer nas fileiras até ao limite de idade de passagem à reserva/reforma (desde 2024 passou a haver Praças QP no Exército)
"Por acaso eu podia virar praça e estudar na academia militar ao mesmo tempo só que o horário seria bem complicado... mas ao estudar na academia militar já garantia trabalho como oficial em quadro permanente não é?" Ai "deixarias de ser Praça", passarias a ser Cadete-Aluno e dedicavas-te apenas a fazer o curso da Academia Militar, salvo erro, e algum poderá confirmar, nesse caso o vencimento seria o que estavas a receber anteriormente (que é superior ao de cadete-aluno).
"já garantia trabalho como oficial em quadro permanente não é?" Sim. Até porque alguns cursos da AM não servem para nada no mercado civil (por exemplo, Infantaria).
Ver também:
https://academiamilitar.pt/admissao/perguntas-frequentes.html