Ingresso no Exército

• 5590 Respostas
  • 1213825 Visualizações
*

Drecas

• Investigador
  • 2026
  • Recebeu: 785 vez(es)
  • Enviou: 194 vez(es)
  • +473/-205
Re: Ingresso no Exército
« Responder #5565 em: Setembro 29, 2024, 11:22:57 pm »
Eu não estou no exército, só usei as minhas experiências como exemplo para explicar um pouco o processo  :mrgreen:

É assim, entrando como praça podes perfeitamente tirar uma licenciatura pelo caminho e concorrer a oficial, agora se isso é algo que faz sentido é contigo

Não sei a tua idade, o que fazes, etc, são muitos fatores a ter em conta

Os regimes de Quadro Permanente (existentes para Oficial, Praça e Sargento) e de Contrato são algo bastante diferentes

Um é uma carreira, o outro "apenas" 7 anos

Para cada pessoa as vantagens serão diferentes

*

Drecas

• Investigador
  • 2026
  • Recebeu: 785 vez(es)
  • Enviou: 194 vez(es)
  • +473/-205
« Responder #5566 em: Setembro 29, 2024, 11:29:34 pm »
Quantas vagas costuma abrir por ano de sargento e oficial?

Em cada ano abrem dois concursos

Quanto a número de vagas, Sargento acho que anda sempre na casa dos 100-200, já oficial não sei mesmo

A cada vez que abrem os concursos isso é especificado tal como o tipo de vagas

E atenção que as provas de entrada não acabam nas datas de incorporação, costumam ser feitas até 2-3 semanas antes dessa data, depois disso só para a próxima

*

André_021

• Membro
  • *
  • 27
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #5567 em: Setembro 29, 2024, 11:45:45 pm »
Eu não estou no exército, só usei as minhas experiências como exemplo para explicar um pouco o processo  :mrgreen:

É assim, entrando como praça podes perfeitamente tirar uma licenciatura pelo caminho e concorrer a oficial, agora se isso é algo que faz sentido é contigo

Não sei a tua idade, o que fazes, etc, são muitos fatores a ter em conta

Os regimes de Quadro Permanente (existentes para Oficial, Praça e Sargento) e de Contrato são algo bastante diferentes

Um é uma carreira, o outro "apenas" 7 anos

Para cada pessoa as vantagens serão diferentes

Ainda vou fazer 18 anos, terei de ver se existe algum tipo de beneficio ao entrar na academia militar. Terei de pesquisar um pouco mais também pelo salário um oficial da PSP parece ganhar mais. Pelo que vi até mesmo um tenente que já é o penúltimo cargo da categoria oficiais ganha pouco. Tentei procurar sobre contrato para oficial mas não encontrei, apenas encontrei de sargento que varia de 4 a 16 anos porém eu posso ser enviado embora caso o exercito não precise mais...
Enfim pelo que ando a ver as situações de exercito/PSP/GNR não estão lá muito boas, secalhar não vou poder seguir um sonho mas enfim... Obrigado

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8016
  • Recebeu: 1351 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +5249/-240

*

André_021

• Membro
  • *
  • 27
  • +0/-0
« Responder #5569 em: Setembro 30, 2024, 10:03:09 am »
São apenas 6 anos e depois posso nunca mais conseguir estar no exército ou eles costumam renovar? Por acaso eu podia virar praça e estudar na academia militar ao mesmo tempo só que o horário seria bem complicado... mas ao estudar na academia militar já garantia trabalho como oficial em quadro permanente não é?

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8016
  • +5249/-240
« Responder #5570 em: Setembro 30, 2024, 11:10:45 am »
São apenas 6 anos e depois posso nunca mais conseguir estar no exército ou eles costumam renovar? Por acaso eu podia virar praça e estudar na academia militar ao mesmo tempo só que o horário seria bem complicado... mas ao estudar na academia militar já garantia trabalho como oficial em quadro permanente não é?

Regime de Voluntariado (RV): 1 ano
Regime de Contrato (RC):  (máximo de) 6 anos
Regime de Contrato Especial: (RCE) (máximo de) 14 anos (valor máximo, que reduz em função de anteriormente se prestar tempo de serviço em RV ou RC) (apenas disponível para determinadas especialidades (Eletricidade, Logística, Mecânica) e que exigem formação específica (para simplificar, determinados cursos do ensino secundário profissional)
Quadros Permanentes (QP): poderão permanecer nas fileiras até ao limite de idade de passagem à reserva/reforma (desde 2024 passou a haver Praças QP no Exército)

"Por acaso eu podia virar praça e estudar na academia militar ao mesmo tempo só que o horário seria bem complicado... mas ao estudar na academia militar já garantia trabalho como oficial em quadro permanente não é?" Ai "deixarias de ser Praça", passarias a ser Cadete-Aluno e dedicavas-te apenas a fazer o curso da Academia Militar, salvo erro, e algum poderá confirmar, nesse caso o vencimento seria o que estavas a receber anteriormente (que é superior ao de cadete-aluno).

"já garantia trabalho como oficial em quadro permanente não é?" Sim. Até porque alguns cursos da AM não servem para nada no mercado civil (por exemplo, Infantaria).

Ver também: https://academiamilitar.pt/admissao/perguntas-frequentes.html

*

André_021

• Membro
  • *
  • 27
  • +0/-0
« Responder #5571 em: Setembro 30, 2024, 12:03:49 pm »
Certo, obrigado. Agora só preciso verificar se a média nos cursos é muito alta e também quantas vagas costuma abrir por ano...

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8016
  • +5249/-240

*

André_021

• Membro
  • *
  • 27
  • +0/-0
« Responder #5573 em: Setembro 30, 2024, 04:58:59 pm »
Eles não aceitam exames da segunda fase? Não é como se eu tivesse exames de 2 fase mas as vezes o medo do exame de português bate...
Obrigado, eu pretendia ir para ciências militares na especialidade  de infantaria, cavalaria, artilharia. Eu tenho visto as minhas opções atraves de algumas pessoas que frequentam, até conheci um ex-militar que frequentou bastante tempo o exército e até conseguiu um emprego de segurança no estrangeiro.

*

CriCri

• Membro
  • *
  • 27
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #5574 em: Outubro 02, 2024, 04:08:31 pm »
Ser do exercito tem assim tantos beneficios? Hoje uma professora minha disse que o filho de uma amiga dela que faz parte do exercito tornou-se "chefe" de uma base e até recebeu uma casa e carro pelo "estado"

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11364
  • Recebeu: 2497 vez(es)
  • Enviou: 3553 vez(es)
  • +878/-1056
« Responder #5575 em: Outubro 02, 2024, 06:40:19 pm »
Não é "chefe" de uma base.
É comandante, normalmente são de posto Coronel, os comandantes tem direito a carro.

Casa toda os militares que estejam deslocada da sua área de habitação e tenha família podem ter direito a habitação, se o quartel/base tiver algum bairro habitacional.
« Última modificação: Outubro 02, 2024, 06:42:47 pm por Lightning »

*

CruzSilva

• Investigador
  • 1707
  • Recebeu: 684 vez(es)
  • Enviou: 2599 vez(es)
  • +886/-145
« Responder #5576 em: Outubro 02, 2024, 10:10:39 pm »
(...)

Casa toda os militares que estejam deslocada da sua área de habitação e tenha família podem ter direito a habitação, se o quartel/base tiver algum bairro habitacional.
O que faz parte da condição militar.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."

*

André_021

• Membro
  • *
  • 27
  • +0/-0
« Responder #5577 em: Outubro 03, 2024, 12:02:32 am »
Já agora estive a ver os cargos e Tenente é o maximo que consigo alcançar?

https://recrutamentomilitar.bud.gov.pt/carreira-e-remuneracao-exercito
Vi por aqui

*

CriCri

• Membro
  • *
  • 27
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #5578 em: Outubro 03, 2024, 12:05:32 am »
(...)

O que faz parte da condição militar.
Tem algum site para eu ver isso tudo de beneficios e assim

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11364
  • Recebeu: 2497 vez(es)
  • Enviou: 3553 vez(es)
  • +878/-1056
« Responder #5579 em: Outubro 03, 2024, 12:48:52 pm »