Não me parece sensato e inteligente discutir o que iremos fazer a seguir a um atentado. Isso significaria que fomos ultrapassados na fase prévia e mais importante que é a da prevenção. Eu sei que é impossível evitar a cem por cento a possibilidade de se cometer um atentado, mas mesmo assim o nosso foco deve estar centrado na prevenção, e isto só se faz com serviços de informações altamente eficientes.
Dotados de todos os meios legais, materiais e humanos para tal tarefa.
É inacreditável como em plena guerra contra o terrorismo, os nossos serviços de informações ainda são olhados com desconfiança pelo poder político.
É inacreditável que (legalmente) os nossos serviços de informações não possam fazer escutas e intercepção de comunicações.
Urge dotar os nossos serviços de informações dos meios necessários para realizarem a sua tarefa. Se não o fizermos, mais expostos ficaremos aos atentados e outros tipos de criminalidade.
A reposta aos atentados é importante, mas mais importante ainda é a sua prevenção, até porque não devemos esquecer que nessa fase de represálias, já teremos mortos que lamentar.