Só uma questão: Os nossos MBT (Caso do Leopard 2A6) e os MBT "secundários" (caso dos M60 e dos saudosos M47 e M48), já saíram para onde? É que para andar às voltas em Santa Margarida e exposições itinerantes (se for para ir a algum lado, com 37 Leopards, entre inactivos, manutenções e avarias, também não vamos longe)...
http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_auditoria/2012/2s/audit-dgtc-rel022-2012-2s.pdf
Cumprimentos
Essa mentalidade eu até consigo perceber num taxista. Em alguém que passa o tempo todo num foro militar isso já é um pouco estranho. Se calhar também não vale a pena ter submarinos, caças ou sequer espingardas...
"Também não temos inimigos!!! É só deitar dinheiro fora!!!
Isto é só coisa de gajos que gostam de fingir que andam à guerra, que quando chega a hora, fogem todos!! No meu tempo, é que era, que comíamos os turras todos!! Nem precisávamos de tanques nem nada dessas mariquices!!"
Se calhar vale a pena contar quantas vezes usamos espingardas, caças e submarinos. Já tanques é bem mais difícil, mas está tudo por aqui no forum pelo que é só começar a pesquisar. Assim passa a gajo com mais tempo de forum militar, o que também ajuda a ler nas entrelinhas e sem fazer juízos de valor sobre comentários que não estão feitos em lado nenhum.
Cumprimentos
P.S. Já agora o camarada Tenente percebeu perfeitamente o que eu quis dizer, tanto em termos de operacionalidade como prioridades.
Sabe perfeitamente que é mais fácil adquirir sistemas do que capacidades de tripulação. Se necessário fosse até se pode reactivar os M-60 e fazer-lhes um upgrade.
Existe uma mentalidade muito comum que é tentar prever futuros conflictos com base em conflictos prévios, e que normalmente não dá bom resultado. O exemplo mais óbvio é a linha Maginot e a estratégia francesa da 2ª Guerra Mundial. Só porque não foram usados estes sistemas de armas previamente, não quer dizer que de um dia para o outro não sejam necessários.
Por acaso o M-60 veio ter a Portugal para o caso duma guerra com o Pacto de Varsóvia. Nunca foi precisa a sua utilização, mas não quer dizer que tenha sido mal empregue a sua aquisição, porque era preciso estar preparado para a eventualidade dum conflicto com grandes formações mecanizadas.
Os Leopard foram uma boa compra para conseguirmos manter alguma capacidade blindada. Tenho sérias reservas de que os Pandur se aguentem mais do que umas horas num cenário de conflicto de alta intensidade e é preciso estar precavido com equipes capazes de atuar nesse cenário.