« Responder #17 em: Novembro 11, 2024, 11:59:53 am »
Força Aérea Sueca escolhe avião de transporte brasileiro C-390 para substituir seu C-130H Hercules
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Em 2017, quando o Brasil acabava de notificar a Saab da encomenda de 36 aviões de combate JAS-39 Gripen E/F, a Força Aérea Sueca [Flygvapnet] havia descartado a ideia de adquirir o avião de transporte C-390 “Millenium” do A fabricante brasileira Embraer substituirá seus seis C-130H Hercules de fabricação americana. E decidiu modernizá-los para prolongar a sua vida operacional até 2030.
No entanto, cinco anos depois, o Estado-Maior sueco mudou de ideias e anunciou a sua intenção de retomar alguns C-130J Hercules colocados à venda pela Itália. Dois dispositivos também deveriam ser entregues à Flygvapnet em 2023. No final das contas, esta compra foi cancelada. “A compra de novas aeronaves de transporte deve ser reexaminada após uma análise completa das cotações do setor”, disse então.
Quase ao mesmo tempo, a Holanda anunciou a sua intenção de adquirir cinco C-390 Milleniums para substituir os quatro C-130H Hercules operados pela sua força aérea [Koninklijke Luchtmacht – KLu]. E isto, às custas do C-130J da Lockheed-Martin.
Para justificar a decisão, o Ministério da Defesa holandês argumentou que a disponibilidade do avião brasileiro era “maior” que a do seu concorrente americano devido à “manutenção mais simples”. Além disso, também obteve “melhores resultados em vários requisitos operacionais e técnicos”.
Obviamente, as qualidades do C-390 “Millenium” foram reconhecidas pela Áustria [que receberá três exemplares, no âmbito de uma compra partilhada com a Holanda, para substituir também o seu C-130H], República Checa, Eslováquia e Portugal. E acabaram por convencer a Suécia... que sem dúvida só pediu para ser convencida depois de a Saab e a Embraer reforçarem a sua cooperação industrial.
Com efeito, no dia 9 de novembro, o Ministro da Defesa sueco, Pål Jonson, anunciou que acabava de assinar um memorando de entendimento com o seu homólogo brasileiro, José Múcio, para a aquisição de um número não especificado de C-390 “Millennium”. Em troca, o Brasil se comprometeu a encomendar nove JAS-39 Gripen E/F adicionais, o que elevará para quarenta e cinco o número de aeronaves a serem entregues às suas forças aéreas.
“A Suécia tem interesse em adquirir aeronaves de transporte do tipo Embraer C-390. Com esta declaração de intenções, o governo está pronto para solicitar à Administração de Material de Defesa [FMV] que inicie negociações com vista à aquisição de aeronaves C-390”, anunciou o Ministério da Defesa sueco, através de um comunicado de imprensa.
“O atual avião de transporte militar das Forças Armadas, o TP 84 Hercules, é antigo e apresenta problemas de disponibilidade. Está em serviço há mais de 50 anos e o processo de substituição já está em andamento há muito tempo. A carta de intenções assinada é, portanto, uma mensagem de boas-vindas porque era importante encontrar um substituto para ele”, saudou o Estado-Maior sueco, num comunicado de imprensa divulgado separadamente.
Para o Comandante General da Flygvapnet, Jonas Wikman, é “muito gratificante ver que estamos nos aproximando de uma solução de longo prazo. O C-390 é uma plataforma altamente qualificada com grande potencial de desenvolvimento e agora estamos totalmente focados em adquirir esta capacidade absolutamente essencial o mais rápido possível.”
Recorde-se que, movido por dois turbofans IAE V2500, o C-390 pode transportar 20 a 25 toneladas de carga numa distância de 2.815 km, a uma velocidade máxima de cruzeiro de 850 km/h. O seu preço unitário varia entre 130 e 150 milhões de euros.
https://www.opex360.com/2024/11/10/la-force-aerienne-suedoise-choisit-lavion-de-transport-bresilien-c-390-pour-remplacer-ses-c-130h-hercules/