Mas Cabo Verde, comparado com as antigas colónias, foi o que melhor se saiu, seria assim tão acertado apostar numa nova junção? Temos assim tanto para lhes dar? E a haver um referendo em Cabo Verde sobre a questão, duvido muito que a conclusão fosse positiva a uma união. Só se fosse mesmo para terem mais facilidades em virem para cá
Dos Cabo Verdianos que conheço, todos a morar em Portugal, sentem-se todos bastante Cabo Verdianos - e não Portugueses. Podem gostar de viver em Portugal, mas isso é diferente.
Ainda há dias uma Cabo Verdiana com quem eu falei chamou o Nelsón Évora de traidor, basicamente, porque no entender dela a medalha de ouro devia ser uma medalha de Cabo Verde, e não de Portugal. E dizia o mesmo de vários jogadores de futebol, argumentando que deviam era jogar por Cabo Verde, etc. É uma opinião, e não acho que esteja assim tão errada.
Resumindo, acho que uma união está fora de questão, não beneficiaria nenhuma das partes, e nenhuma das partes está interessada. Pelo menos, é o que eu penso.