Eu concordo com a maioria do pessoal no que toca ao assunto da má descolonização que fize-mos....
No que toca a Cabo-Verde, talvez o melhor tivesse sido que tivesse continuado como parte integrante de Portugal. Mas o que está feito, feito está.
De um ponto de vista actual acho, se houvesse vontade política de ambas as partes obviamente, que não seria aceitável sem um referendo para ambas as partes, para os cabo-verdianos e para os portugueses, só com aceitação mútua seria viável.
Quanto à questão da integração de CV na UE, penso que não seria possível sem uma união com Portugal. O mínimo indispensável para a integração de CV na UE seria sempre o de Estado associado, seriam economicamente e politicamente independentes, prestando reverência apenas ao PR, e nunca ao governo português. Seria por isso um estatuto completamente diferente daquele que rege actualmente os Açores e a Madeira, um modelo bastante mais próximo do da Alemanha Federal.
Pessoalmente, estou dividido, por um lado existe a questão da má descolonização, por outro respeito o povo Cabo-Verdiano no seu direito à auto-determinação.