Caros companheiros
O tal navio grande que se vê ao fundo da fotografia é de facto o HMS Warrior, um porta aviões da classe Colossus, tal como o "Veinticinco de Mayo" argentino e o "Minas Gerais" brasileiro.
Quanto ao seu parque aéreo, embora os A-4 podessem operar do "Veinticinco de Mayo" ele estava preparado para operar os (então recentes) Super-Étendard equipados com o AM 39 Exocet. Isso só não aconteceu, porque após o afundamento do "Belgrano" (e aqui poderiamos discutir a justificação deste ataque), o "Veinticinco de Mayo" ficou restrito às aguas costeiras, limitando o uso dos Super.Étendard e dos respectivos mísseis Exocet (que não eram muitos, 6 no total julgo eu).
Cumprimentos
JLRC
Características do "Veinticinco de Mayo"(ex-Venerable, ex-Karel Doorman)
D : 15.892 t (19.896 máx. carregado).
V : 24,5 nós.
Dim : 212,67 (192,04 pp) x 24,49 x 7,50 m.
Parque aéreo : variável mas podendo atingir 22 aparelhos em função do seu tipo.
Distância transponível : 6.200 milhas náuticas à velocidade de 23 nós ou 12.000 mn a 14 nós.
Trip : 1.509 h.
Foi comprado em 01-04-48 pela Marinha holandêsa e entrou ao serviço em 28-05-48 com o nome de "Karel Doorman". Foi reconstruído entre 1955/58 por Wilton-Fijnoord. A reconstrução incidiu nomeadamente na construção de uma pista oblíqua de 164,80 m e de um hangar com 139 x 15,8 5,3, colocação de uma catapulta a vapor, novas antiaéreas e novos radares. Parcialmente climatizado para operar nos trópicos. Recebeu em 1965-67 as caldeiras e as máquinas provenientes do porta-aviões britânico, do mesmo tipo, "Leviathan" que não foi completado. Na sequência de um grave incêndio em 29-04-68, foi desarmado e vendido à Argentina em 15-10-68. Entrou ao serviço deste país em 12-04-68. Foi desarmado em em 1996 e posto à venda em 1997.
Cumprimentos
JLRC