Os problemas de Portugal são varios e certamente que haverá gente aqui muito mais capaz que eu para falar deles. Mas alguns eu vejo-os no meu dia a dia, nas pessoas que eu conheço, principalmente na minha geração a geração que está agora a sair das faculdades.
Em Portugal actualmente e principalmente no futuro só vai haver dois tipo de pessoas os licenciados, muitos por sinal mas tb muitos deles em areas onde estam a mais, e irão haver tb pessoas pouco qualificadas. Sejamos realitas nem toda a gente está talhada para tirar cursos superiores e se essas pessoas que não tiram cursos não tiverem nenhuma formação proficional especifica vão como é obvio ganhar pouco. Faltam em Portugal claramente pessoas com formação intermedia, manobradores de maquinas, serralheiros, soldadores, mecânicos, electricistas, etc, etc, etc, mas são precisas nessas profissões pessoas claramente bem formadas, como havia antigamente e que eram formados em oficinas, mas que hoje deviam ser adaptados as novas tecnologias existentes nas suas areas. Hoje em dia é muito dificil encontrar proficionais com essas habilitações, muitas vezes há nos seus lugares pessoas no desenrasca. Há muitos jovens hoje que se for perciso andam 3-4 anos para acabar o 12º para tentarem entrar na universidade, claro que vão entrar em cursos que tem baixos indices de empregabilidade, e provavelmente nessa area vão mesmo ser sempre maus proficionais, mas para esses jovens o que é importante é ter um curso mesmo que isso só lhes sirva para um dia lhes chamarem dr.'s, se calhar se nesses 3-4 anos que andaram para fazer o 12º tentassem aprender um oficio que gostassem, e onde podessem ser bons podiam um dia encontrar emprego muito mais facilmente ou montar o seu proprio negocio, tendo hipoteses de até ter um ordenado jeitoso e de contribuirem muito mais para a produtividade do país, e olhem que conheço muita gente nesta situação.
Por fim os que nunca conseguem entrar para a universidade nem sequer acabar os estudos, acabam a trabalhas nas obras, em caixas de supermercado e em lojas ai de facto não se pode esperar ganhar muito, ou então acabam no desemprego, porque não sabem fazer nada.
É preciso neste país criar a noção de que não é só gente quem tem curso superior, e que também são muito precisas outras profissões com habilitações proficionais e esses proficionais devem ser bem pagos, o que actualmente não acontece (se um militar se queixa da falta de aumentos que dirá então um serralheiro, quando o ordenado minimo era de 300€ o ordenado de um serralheiro com alguma experiencia era de 500€ actualmente o ordenado minimo está nos 450€ e o mesmo serralheiro é pago com 550€), porque são trabalhadores qualificados e têm uma produtividade muito maior que um trabalhador não qualificado. O ordenado minimo deveria ser dado só a um trabalhador sem qualificação alguma e que por isso tem pouca produtividade...
Espero ter conseguido me exprimir com claresa, os meus cumprimentos