O AMX-T é a versão de treino do AMX. Faz ataque ligeiro mas é sobretudo de treino. Os modernizados pela Embraer ficaram assim (tendo sido modernizados pela Embraer poderia essa modernização ser feita nas Ogma):
Os Custos com certeza seriam menores que qualquer jacto equivalente. No caso dos F16 só os aparelhos da primeira esquadra foram novos, sendo os restantes células usadas convertidas. O problema do PC21 e também do Super Tucano não tem a ver com preços mas sim com um perfil operacional que a FAP não quer mudar, preferindo continuar a contar com um jacto de treino, pelo que fala-se sobretudo do 346 (o qual também faz ataque ligeiro.
Sim eu sei que o T é a versão de treino.
E o F-16 não é um caça equivalente ao AMX mesmo na versão pura de combate deste último. Com "aviões equivalentes" refiro-me aos M-345, 346, L-39 Alca, os T-7 e Textron Scorpion americanos, os Hawk, os T-50... não só em custos de aquisição, como de manutenção e operação.
E a FAP pretende mesmo isso, ou somos nós? É que até agora não se tem falado em mais nada que não Super Tucanos ou PC-21 para substituir os Alpha Jet, nem me parece que haja orçamento na LPM para muito mais que uns turboprop.