Notícias da FAP

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yuwanko

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1440 em: Outubro 05, 2024, 10:40:06 am »
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Não é isso que a empresa ATT diz:

https://verticalmag.com/press-releases/air-ambulance-technology-launches-new-uh-60-ems-kit/

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Air Ambulance Technology (AAT) has announced its new UH-60 Black Hawk ambulance/EMS kit, which can be easily installed into the cabin to configure the aircraft for air ambulance missions.

First delivered to the Austrian military in 1995 and since then, and upgraded with modern medical devices, the ambulance kit for the Bell 212 was the base for the UH-60 Black Hawk (S-70A-42 Austrian version) kit.


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The UH-60 EMS kit does not require any structural modifications to the cabin and can be installed in 20-30 minutes. AAT Photo

Realmente, 3o minutos? Já parece bons tempos. Mas é como disse, há muitas empresas que construem estas estruturas para preparar os helis para ambulancia aérea. Ou será para fazer como fazem nas ilhas, não sei, vamos ver.

Qualquer empresa portuguesa de carroçamento de ambulâncias consegue fazer o trabalho num helicóptero, provavelmente só não lhes compensa fazer todo um projecto de engenharia para dois ou três helicópteros.

E não, não é nada do outro mundo nem requer nada que não seja amovível.
Basicamente é instalar macas e suporte para o material médico, que na verdade é o material que segue na bagageira de uma vmer, tipo as golf do INEM que andam por aí a circular, mas em modo de utilização num paciente.
Basicamente um monitor e um disfibrilhador ou idealmente um monitor-desfibrilhador, uma ou duas seringas infusoras, um sistema simples de oxigénio e duas garrafas, um aspirador de mucosidades, se der, um pequeno armário de frio e um de calor e o resto são consumíveis que podem estar em sacos de emergência.

No entanto, para helicópteros de emergência não é possível esperar 30 min, nesse período normalmente já não fazem falta, têm que estar prontos para sair de imediato.
Acredito, assim como quando se espera que o heli do Inem apareça durante 2 horas ou  exista apenas 1 heli  de socorro nocturno porque existiu um acidente, (ou qualquer constrangimento dos meios aéreos do Inem), que um heli da Fap mesmo que leve 30m a preparar, dê muito jeito.  ;) Relembro também que nas regiões autónomas não existe heli do Inem, e portanto se o Merlin está configurado para SAR por exemplo e é preciso configura-lo para Medvac, leve algum tempo a fazer. Penso eu de que  ;)

https://tviplayer.iol.pt/programa/jornal-nacional/63e6588b0cf2665294d4f012/video/659464800cf200ca9364b73a

https://www.dn.pt/1032660890/queda-de-helicoptero-do-inem-deixa-socorro-noturno-so-com-um-aparelho/

https://www.facebook.com/falaportugal/videos/pa%C3%ADs-tem-apenas-um-helic%C3%B3ptero-do-inem-24-horas-por-dia/542365824798347/

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INEM tem intervenção única e exclusivamente no território de Portugal Continental, deixando de fora as regiões autónomas da Madeira e Açores.

http://www.farmaciadocanico.pt/gca/index.php?id=610

Saudações

Esperar uma ou duas horas acontece com helicópteros e com ambulâncias, porque temos um mau sistema e/ou porque os recursos têm limites mas não devia acontecer.

E sim, o INEM tal como a ANECP não têm jurisdição sobre as regiões autónomas, estas têm a competência de gestão nas questões de saúde e protecção civil e por isso são os respectivos serviços regionais de protecção civil a fazer a gestão do socorro (que quanto a mim funcionam melhor do que no continente). O problema é que não têm meios pesados próprios, os Açores e Madeira deviam ter os seus meios de socorro aéreos, para medevac e combate a incêndios, idealmente alugados, com contratos a séria de longo prazo.