Notícias da FAP

  • 1612 Respostas
  • 461408 Visualizações
*

yuwanko

  • Membro
  • *
  • 80
  • Recebeu: 55 vez(es)
  • Enviou: 25 vez(es)
  • +10/-8
Re: Notícias da FAP
« Responder #1440 em: Outubro 05, 2024, 10:40:06 am »
Citar
Não é isso que a empresa ATT diz:

https://verticalmag.com/press-releases/air-ambulance-technology-launches-new-uh-60-ems-kit/

Citar
Air Ambulance Technology (AAT) has announced its new UH-60 Black Hawk ambulance/EMS kit, which can be easily installed into the cabin to configure the aircraft for air ambulance missions.

First delivered to the Austrian military in 1995 and since then, and upgraded with modern medical devices, the ambulance kit for the Bell 212 was the base for the UH-60 Black Hawk (S-70A-42 Austrian version) kit.


Citar
The UH-60 EMS kit does not require any structural modifications to the cabin and can be installed in 20-30 minutes. AAT Photo

Realmente, 3o minutos? Já parece bons tempos. Mas é como disse, há muitas empresas que construem estas estruturas para preparar os helis para ambulancia aérea. Ou será para fazer como fazem nas ilhas, não sei, vamos ver.

Qualquer empresa portuguesa de carroçamento de ambulâncias consegue fazer o trabalho num helicóptero, provavelmente só não lhes compensa fazer todo um projecto de engenharia para dois ou três helicópteros.

E não, não é nada do outro mundo nem requer nada que não seja amovível.
Basicamente é instalar macas e suporte para o material médico, que na verdade é o material que segue na bagageira de uma vmer, tipo as golf do INEM que andam por aí a circular, mas em modo de utilização num paciente.
Basicamente um monitor e um disfibrilhador ou idealmente um monitor-desfibrilhador, uma ou duas seringas infusoras, um sistema simples de oxigénio e duas garrafas, um aspirador de mucosidades, se der, um pequeno armário de frio e um de calor e o resto são consumíveis que podem estar em sacos de emergência.

No entanto, para helicópteros de emergência não é possível esperar 30 min, nesse período normalmente já não fazem falta, têm que estar prontos para sair de imediato.
Acredito, assim como quando se espera que o heli do Inem apareça durante 2 horas ou  exista apenas 1 heli  de socorro nocturno porque existiu um acidente, (ou qualquer constrangimento dos meios aéreos do Inem), que um heli da Fap mesmo que leve 30m a preparar, dê muito jeito.  ;) Relembro também que nas regiões autónomas não existe heli do Inem, e portanto se o Merlin está configurado para SAR por exemplo e é preciso configura-lo para Medvac, leve algum tempo a fazer. Penso eu de que  ;)

https://tviplayer.iol.pt/programa/jornal-nacional/63e6588b0cf2665294d4f012/video/659464800cf200ca9364b73a

https://www.dn.pt/1032660890/queda-de-helicoptero-do-inem-deixa-socorro-noturno-so-com-um-aparelho/

https://www.facebook.com/falaportugal/videos/pa%C3%ADs-tem-apenas-um-helic%C3%B3ptero-do-inem-24-horas-por-dia/542365824798347/

Citar
INEM tem intervenção única e exclusivamente no território de Portugal Continental, deixando de fora as regiões autónomas da Madeira e Açores.

http://www.farmaciadocanico.pt/gca/index.php?id=610

Saudações

Esperar uma ou duas horas acontece com helicópteros e com ambulâncias, porque temos um mau sistema e/ou porque os recursos têm limites mas não devia acontecer.

E sim, o INEM tal como a ANECP não têm jurisdição sobre as regiões autónomas, estas têm a competência de gestão nas questões de saúde e protecção civil e por isso são os respectivos serviços regionais de protecção civil a fazer a gestão do socorro (que quanto a mim funcionam melhor do que no continente). O problema é que não têm meios pesados próprios, os Açores e Madeira deviam ter os seus meios de socorro aéreos, para medevac e combate a incêndios, idealmente alugados, com contratos a séria de longo prazo.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 22099
  • Recebeu: 3678 vez(es)
  • Enviou: 2597 vez(es)
  • +2083/-3985
Re: Notícias da FAP
« Responder #1441 em: Outubro 08, 2024, 11:31:37 am »



7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6317
  • Recebeu: 6742 vez(es)
  • Enviou: 4565 vez(es)
  • +10136/-2779
Re: Notícias da FAP
« Responder #1442 em: Outubro 08, 2024, 12:44:48 pm »
Continua a não estar contemplada a modernização/atualização das frotas C-295M e EH-101, sobretudo desta última. Impressionante, sem palavras...  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

Papafigos71

  • Membro
  • *
  • 18
  • Recebeu: 24 vez(es)
  • +6/-1
Re: Notícias da FAP
« Responder #1443 em: Outubro 08, 2024, 02:16:48 pm »
Boa tarde a todos,

Vejo na imagem partilhada pelo Cabeça de Martelo a alienação de 05 F16 MLU.

Isto quer dizer que o número de unidades operacionais irá diminuir ou são aeronaves que estão "paradas"?

Cumprimentos.

 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6317
  • Recebeu: 6742 vez(es)
  • Enviou: 4565 vez(es)
  • +10136/-2779
Re: Notícias da FAP
« Responder #1444 em: Outubro 08, 2024, 02:34:23 pm »
Boa tarde a todos,

Vejo na imagem partilhada pelo Cabeça de Martelo a alienação de 05 F16 MLU.

Isto quer dizer que o número de unidades operacionais irá diminuir ou são aeronaves que estão "paradas"?

Cumprimentos.

A alienação de 5 F-16M é respeitante à última venda à Roménia, um processo que envolve mais do que a entrega física das aeronaves, e que por essa razão ainda não está concluído.

No imediato não se prevê a alienação de mais células F-16M.
« Última modificação: Outubro 08, 2024, 02:36:01 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 2012
  • Recebeu: 778 vez(es)
  • Enviou: 193 vez(es)
  • +469/-204
Re: Notícias da FAP
« Responder #1445 em: Outubro 08, 2024, 02:36:41 pm »
Boa tarde a todos,

Vejo na imagem partilhada pelo Cabeça de Martelo a alienação de 05 F16 MLU.

Isto quer dizer que o número de unidades operacionais irá diminuir ou são aeronaves que estão "paradas"?

Cumprimentos.
É dos últimos 5 F-16 vendidos para a Roménia em 2019

Dois motores foram entregues em 2023
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9425
  • Recebeu: 3732 vez(es)
  • Enviou: 1098 vez(es)
  • +4095/-6800
Re: Notícias da FAP
« Responder #1446 em: Outubro 08, 2024, 02:38:14 pm »
Não existe dinheiro para modernizar os C295 nem os Merlin,  e a malta ainda sonha com F35 e afins...  ::)

Saudações

P.S. O bananal é tão grande que a aquisição de novos meios é preferencial ao modernizar os ainda modernos que temos. Fechem a tasca, que o vinho é do mais rasco que existe.  :bang:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Papafigos71

  • Membro
  • *
  • 18
  • Recebeu: 24 vez(es)
  • +6/-1
Re: Notícias da FAP
« Responder #1447 em: Outubro 08, 2024, 02:41:09 pm »
Boas,

Obrigado pelo esclarecimento Charlie Jaguar e Drecas.

Cumprimentos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 600
  • Recebeu: 264 vez(es)
  • Enviou: 395 vez(es)
  • +45/-2
Re: Notícias da FAP
« Responder #1448 em: Outubro 08, 2024, 10:59:57 pm »
De Havilland Canada celebrates milestone with European Union and member states

https://skiesmag.com/press-releases/de-havilland-canada-celebrates-milestone-with-european-union-and-member-states/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 600
  • Recebeu: 264 vez(es)
  • Enviou: 395 vez(es)
  • +45/-2
Re: Notícias da FAP
« Responder #1449 em: Outubro 09, 2024, 06:35:08 pm »
 

*

aasg

  • Membro
  • *
  • 14
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +8/-4
Re: Notícias da FAP
« Responder #1450 em: Outubro 09, 2024, 07:22:42 pm »
Não existe dinheiro para modernizar os C295 nem os Merlin,  e a malta ainda sonha com F35 e afins...  ::)

Saudações

P.S. O bananal é tão grande que a aquisição de novos meios é preferencial ao modernizar os ainda modernos que temos. Fechem a tasca, que o vinho é do mais rasco que existe.  :bang:

Concordo em absoluto. Lembro-me de ter lido, na faculdade, comunicações da Embaixada Norte-Americana e de um embaixador referir, ainda nos tempos do Estado Novo, que havia uma noção de irrealidade nas elites de Lisboa. Parecemos os árabes, a querer comprar tudo e mais alguma coisa para depois deixar os aviões no hangar. Ou porque não há dinheiro para os manter no ar, ou não há gente suficiente.  Seja P-3, EH-101, etc...
 

*

Kalil

  • Especialista
  • ****
  • 1081
  • Recebeu: 333 vez(es)
  • Enviou: 226 vez(es)
  • +108/-827
Re: Notícias da FAP
« Responder #1451 em: Outubro 09, 2024, 11:29:38 pm »
Não existe dinheiro para modernizar os C295 nem os Merlin,  e a malta ainda sonha com F35 e afins...  ::)

Saudações

P.S. O bananal é tão grande que a aquisição de novos meios é preferencial ao modernizar os ainda modernos que temos. Fechem a tasca, que o vinho é do mais rasco que existe.  :bang:

Será falta de dinheiro ou excesso de incompetência? Por vezes fico na dúvida.
O orçamento previsto e não executado, era mais do que suficiente para já ter levado a cabo o upgrade das duas frotas.
E o projecto fora da caixa do GM sempre avançou, entao por que motivo, problemas óbvios não são endereçados?

Quanto ao 5a geração, imagino os chefes de estado maior e artistas  minesteriais como membros do FD, mas fardados ou de fato cinzento.
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 600
  • Recebeu: 264 vez(es)
  • Enviou: 395 vez(es)
  • +45/-2
Re: Notícias da FAP
« Responder #1452 em: Outubro 09, 2024, 11:33:17 pm »
Não existe dinheiro para modernizar os C295 nem os Merlin,  e a malta ainda sonha com F35 e afins...  ::)

Saudações

P.S. O bananal é tão grande que a aquisição de novos meios é preferencial ao modernizar os ainda modernos que temos. Fechem a tasca, que o vinho é do mais rasco que existe.  :bang:

Será falta de dinheiro ou excesso de incompetência? Por vezes fico na dúvida.
O orçamento previsto e não executado, era mais do que suficiente para já ter levado a cabo o upgrade das duas frotas.
E o projecto fora da caixa do GM sempre avançou, entao por que motivo, problemas óbvios não são endereçados?

Quanto ao 5a geração, imagino os chefes de estado maior e artistas  minesteriais como membros do FD, mas fardados ou de fato cinzento.

A mentalidade dos políticos portugueses é deixar obra feita, leia-se fazer novo ou pelo menos começar algo novo para deixar a sua marca... para eles recuperar, atualizar, modernizar, aproveitar não deixa esta classe nos anais da história, infelizmente.
 

*

Kalil

  • Especialista
  • ****
  • 1081
  • Recebeu: 333 vez(es)
  • Enviou: 226 vez(es)
  • +108/-827
Re: Notícias da FAP
« Responder #1453 em: Outubro 09, 2024, 11:51:02 pm »
Não julgo que seja um problema exclusivo da classe política, o topo da hierarquia militar está morto, há muitoa anos. Não vive para cumprir a sua função,  dedica-se a manter a sua posição e a garantir que os privilegios da classe se perpetuem.
Isto é extensível a praticamente toda a função publica, de resto, com a diferença no facto de a carreira militar ser ainda garantida, desde que se cumpram certas regras de sobrevivência.
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 600
  • Recebeu: 264 vez(es)
  • Enviou: 395 vez(es)
  • +45/-2
Re: Notícias da FAP
« Responder #1454 em: Outubro 10, 2024, 11:22:38 am »