No próximo ano, o executivo prevê a entrega do segundo KC-390, o início dos contratos de construção dos Navio Patrulha Oceânicos e da aquisição do navio reabastecedor, assim como "a edificação de uma capacidade orgânica de meios de asa rotativa no Exército, através da aquisição dos Helicópteros de Apoio, Proteção e Evacuação".
https://www.dn.pt/sociedade/reforco-do-suplemento-da-condicao-militar-tera-efeitos-retroativos-a-janeiro-de-2023-17278997.html
Então mas o CEMA não disse que iam ser 2 reabastecedores?
Das duas uma, ou já não sabem o que dizem, ou então há duas correntes distintas de pensamento, e uma parte diz que querem um AOR, e a outra parte quer 2.
2 AOR, só vejo duas opções (às quais batia palmas):
-os dois Wave
-ou 2 navios destes, abdicando-se do LPD
https://www.fassmer.de/fileadmin/user_upload/6_Fassmer_Defence/21_06_FD_Sb_MPV_120_web.pdfA primeira opção seria a mais barata e de rápida execução, já a segunda seria mais cara, mas com ganhos a todos os níveis, e sem precisar de muito pessoal.
Agora se a ideia do CEMA e da Marinha, é vir a ter 2 AOR, 1 LPD e 1 PNM, as coisas começam a tomar um rumo ainda mais absurdo, de uma Marinha Logística, sem capacidade de escolta.