Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1665 em: Dezembro 28, 2023, 12:49:23 pm »
Voltando ao tópico... parece que o Sr Almirante foi ao bazar de Istambul regatear dois pelo preço de um.

https://www.stm.com.tr/en/our-solutions/naval-engineering/logistics-support-ship

As semelhanças com o que consta na apresentação são notórias. Se construírem um já será muito bom.

Se não é igual é o diabo por ele

Mas por mim até podia ser marciano.  Venha.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1666 em: Dezembro 28, 2023, 01:58:42 pm »
Eu não quero meter-me numa discussão que não é minha, mas devo referir que a OGMA conseguiu um contrato de manutenção dos C130 Suecos e aposto que por causa da Embraer.



Nunca faltou contratos. Os contratos baseiam-se mais na competência e interesse no gestor em trabalhar e no caso até dos políticos do País em se envolverem nas  suas esferas diplomáticas
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1667 em: Dezembro 28, 2023, 02:00:20 pm »
Voltando ao tópico... parece que o Sr Almirante foi ao bazar de Istambul regatear dois pelo preço de um.

https://www.stm.com.tr/en/our-solutions/naval-engineering/logistics-support-ship

As semelhanças com o que consta na apresentação são notórias. Se construírem um já será muito bom.

Se não é igual é o diabo por ele

Mas por mim até podia ser marciano.  Venha.


Na linha de opções aqui apresentadas em que dois menores seria melhor que um maior, pela maior disponibilidade
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1668 em: Dezembro 28, 2023, 10:41:00 pm »
Voltando ao tópico... parece que o Sr Almirante foi ao bazar de Istambul regatear dois pelo preço de um.

https://www.stm.com.tr/en/our-solutions/naval-engineering/logistics-support-ship

As semelhanças com o que consta na apresentação são notórias. Se construírem um já será muito bom.

Se não é igual é o diabo por ele

Mas por mim até podia ser marciano.  Venha.


Na linha de opções aqui apresentadas em que dois menores seria melhor que um maior, pela maior disponibilidade


Pescador,

O meu palpite é que cada um dos dois estará, em termos de dimensões, perto do limite do que é possível construir nas docas e nas máquinas de corte de aço e construção de módulos da West Sea.

Um país não pode construir navios maiores que o seu maior estaleiro - e a LISNAVE parece que não constrói, só repara.

 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1669 em: Dezembro 29, 2023, 11:28:34 am »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1670 em: Dezembro 29, 2023, 12:43:07 pm »
Voltando ao tópico... parece que o Sr Almirante foi ao bazar de Istambul regatear dois pelo preço de um.

https://www.stm.com.tr/en/our-solutions/naval-engineering/logistics-support-ship

As semelhanças com o que consta na apresentação são notórias. Se construírem um já será muito bom.

Se não é igual é o diabo por ele

Mas por mim até podia ser marciano.  Venha.


Na linha de opções aqui apresentadas em que dois menores seria melhor que um maior, pela maior disponibilidade


Pescador,

O meu palpite é que cada um dos dois estará, em termos de dimensões, perto do limite do que é possível construir nas docas e nas máquinas de corte de aço e construção de módulos da West Sea.

Um país não pode construir navios maiores que o seu maior estaleiro - e a LISNAVE parece que não constrói, só repara.



Comprimento: 185,50m,
Largura: 24,14m
15.000 toneladas

Made in Viana do Castelo
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1671 em: Dezembro 29, 2023, 01:26:40 pm »
Voltando ao tópico... parece que o Sr Almirante foi ao bazar de Istambul regatear dois pelo preço de um.

https://www.stm.com.tr/en/our-solutions/naval-engineering/logistics-support-ship

As semelhanças com o que consta na apresentação são notórias. Se construírem um já será muito bom.

Se não é igual é o diabo por ele

Mas por mim até podia ser marciano.  Venha.


Na linha de opções aqui apresentadas em que dois menores seria melhor que um maior, pela maior disponibilidade


Pescador,

O meu palpite é que cada um dos dois estará, em termos de dimensões, perto do limite do que é possível construir nas docas e nas máquinas de corte de aço e construção de módulos da West Sea.

Um país não pode construir navios maiores que o seu maior estaleiro - e a LISNAVE parece que não constrói, só repara.



Comprimento: 185,50m,
Largura: 24,14m
15.000 toneladas

Made in Viana do Castelo


Não coloco em causa a sua informação.

Mas o navio proposto tem "Overall Length" de 138m

E do site da WEST SEA temos:


Construction Platform

    140 metres length
    30 metres wide
    2 cranes of 100 tonnes
    2 cranes of 50 tonnes
    2 cranes of 15 tonnes

Ao mesmo tempo, ficamos a saber que;

Dock no. 1

    200 metres length
    30 metres wide
    2 cranes of 100 tonnes
    2 cranes of 50 tonnes
    2 cranes of 15 tonnes

 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1672 em: Dezembro 29, 2023, 01:41:26 pm »
Voltando ao tópico... parece que o Sr Almirante foi ao bazar de Istambul regatear dois pelo preço de um.

https://www.stm.com.tr/en/our-solutions/naval-engineering/logistics-support-ship

As semelhanças com o que consta na apresentação são notórias. Se construírem um já será muito bom.

Se não é igual é o diabo por ele

Mas por mim até podia ser marciano.  Venha.


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Pescador,

O meu palpite é que cada um dos dois estará, em termos de dimensões, perto do limite do que é possível construir nas docas e nas máquinas de corte de aço e construção de módulos da West Sea.

Um país não pode construir navios maiores que o seu maior estaleiro - e a LISNAVE parece que não constrói, só repara.



Comprimento: 185,50m,
Largura: 24,14m
15.000 toneladas

Made in Viana do Castelo


Não coloco em causa a sua informação.

Mas o navio proposto tem "Overall Length" de 138m

E do site da WEST SEA temos:


Construction Platform

    140 metres length
    30 metres wide
    2 cranes of 100 tonnes
    2 cranes of 50 tonnes
    2 cranes of 15 tonnes

Ao mesmo tempo, ficamos a saber que;

Dock no. 1

    200 metres length
    30 metres wide
    2 cranes of 100 tonnes
    2 cranes of 50 tonnes
    2 cranes of 15 tonnes

200 metros X 26 m   30 000  Tons  é capacidade máxima actual do estaleiro .

Que será aumentada quando for terminada a nova doca  seca

O maior até hoje  na doca seca foi o ferry Abel Matutes da Balearia 190m x 26 m 29 000 Tons
Sendo  a capacidade máxima de produção de 20 000 tons ano
« Última modificação: Dezembro 29, 2023, 02:13:36 pm por ICE 1A+ »
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1673 em: Dezembro 29, 2023, 02:23:27 pm »


Um 10 ton-class helicopter já não é mau, o que engloba modelos como o UH/SH/MH-60, NH90, Cougar, etc, além dos óbvios Super Lynx e Wildcat.

Ao menos assim não seria como nas nossas atuais fragatas, em que apenas os Super Lynx alemães (e talvez os AW159 da Royal Navy) conseguem aterrar. ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1674 em: Dezembro 29, 2023, 02:25:24 pm »
Atenção, a realmente acontecer este negócio a versão seriam navios mais pequenos do que estes. Presumo que o limite de peso dos helicópteros fosse o mesmo, mas nunca fiando.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1675 em: Dezembro 29, 2023, 03:22:05 pm »


Um 10 ton-class helicopter já não é mau, o que engloba modelos como o UH/SH/MH-60, NH90, Cougar, etc, além dos óbvios Super Lynx e Wildcat.

Ao menos assim não seria como nas nossas atuais fragatas, em que apenas os Super Lynx alemães (e talvez os AW159 da Royal Navy) conseguem aterrar. ::)

Parece um navio interessante, para mais sendo 2. Pena não chegar para o Merlin. Mas se um dia houver médios já safa
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1676 em: Dezembro 29, 2023, 03:31:07 pm »
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Na linha de opções aqui apresentadas em que dois menores seria melhor que um maior, pela maior disponibilidade

Attn, não esquecer que os dois AOR, a construir são de menores dimensões cerca de 128m comprimento e 10.000 Tons de deslocamento, portanto até mais pequenos que o NRP Berrio.
Suspeito que possuam apenaa capacidade de operar um heli </= 10Tons, sem Hangar, e, que a capacidade embarcar pessoal extra guarnição seja os tais 50 elementos.

Desvantagem, não possuir hangar, e,  apenas embarcar 50 extra crew.

Vantagem maior é,  sem duvida, a confirmar-se, o facto de serem duas unidades !

Quanto aos helis médios, com a aquisição dos UH-60A, já se começou a percorrer o caminho que irá dar aos Seahawk/MR60.

Abraços
« Última modificação: Dezembro 29, 2023, 03:37:35 pm por tenente »
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1677 em: Dezembro 29, 2023, 03:39:39 pm »
Muito sinceramente, e depois de ver o vídeo com atenção, fiquei com a ideia de que os reabastecedores terão hangar e convés de voo com dimensões apenas para a operação de helicópteros ligeiros, o que a ser verdade seria um tremendo disparate.

Os Vulcan Phalanx à proa e popa são só para enganar a malta, não são? :mrgreen:

CG, parece-me que os AOR não terão hangar, Deus queira que me engane  !

Abraço
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1678 em: Dezembro 29, 2023, 03:43:26 pm »
Muito sinceramente, e depois de ver o vídeo com atenção, fiquei com a ideia de que os reabastecedores terão hangar e convés de voo com dimensões apenas para a operação de helicópteros ligeiros, o que a ser verdade seria um tremendo disparate.

Os Vulcan Phalanx à proa e popa são só para enganar a malta, não são? :mrgreen:

CG, parece-me que os AOR não terão hangar, Deus queira que me engane  !

Abraço

Nem Marlin para NP0 quanto mais. Podem ir buscar uns excedentes de guerra tipo OerlinKon com uma chapa a frente  ;D
Relevante era mesmo ter hangar
« Última modificação: Dezembro 29, 2023, 03:44:19 pm por Pescador »
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1679 em: Dezembro 29, 2023, 04:10:38 pm »
Muito sinceramente, e depois de ver o vídeo com atenção, fiquei com a ideia de que os reabastecedores terão hangar e convés de voo com dimensões apenas para a operação de helicópteros ligeiros, o que a ser verdade seria um tremendo disparate.

Os Vulcan Phalanx à proa e popa são só para enganar a malta, não são? :mrgreen:

CG, parece-me que os AOR não terão hangar, Deus queira que me engane  !

Abraço

Nem Marlin para NP0 quanto mais. Podem ir buscar uns excedentes de guerra tipo OerlinKon com uma chapa a frente  ;D
Relevante era mesmo ter hangar

Bem podiam ter removido as Oerlikon das LDG, e tê-las colocado nas asas da ponte dos dois NPO M, digo eu.

Abraço
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