Uma coisa que seria interessante saber é;
O que é que a Marinha considera "aprestamento de bordo"?
Será todo o equipamento do navio?
Alguém sabe?
Na minha opinião, vai haver muito MFE/GFE.
CLÁUSULA 20
Fornecimentos do Estado (Primeiro Outorgante)
1. O MFE/GFE, a IFE/GFI e os SFE/GFS estão definidos e indicados no ANEXO M e serão
fornecidos nas condições e termos nele expressos.
2. A entrega do MFE/GFE pelo Primeiro Outorgante será feita no prazo máximo de 25
meses a contar da DEVC para o equipamento que será instalado no território do Segundo
Outorgante, para fins de garantir a navegação IMO. Os restantes MFE/GFE definidos no
ANEXO M, serão objeto de instalação e integração em Portugal, sob a supervisão do
Segundo Outorgante, em instalações a definir pelo Primeiro Outorgante. O prazo para a
instalação e integração dos mesmos deverá ocorrer até ao final do período de garantia
do segundo Navio.
3. A IFE/GFI relativa a todo o MFE/GFE será fornecida pelo Primeiro Outorgante até ao
final do Projeto Detalhado (DEVC + 6 meses), ou mais tarde, se acordado entre as Partes.
A IFE/GFI será fornecida de acordo com o Documento de Controlo de Integração
O relativo baixo custo destes dois navios já levantou muitas dúvidas aqui. Como já sabemos as RWS 12,7mm estão incluídas noutro processo de aquisição e sabemos que outros sistemas ( SEWACO, etc. ) são concursos separados e é muito provável que o real custo total de cada navio será maior e que alguns sistemas serão incuídos noutros concursos.
Sim eu também acredito que o concurso de 100 milhões por 2 navios seja praticamente só os navios despidos de qualquer equipamento militar, sensores ou recheio tecnológico. Isso será depois adicionado cá.
Ou não.
Não se esqueçam que existe a possibilidade da empresa Turca que vai fazer estes navios ser escolhida para a Modernização das VdG e o apetrechamento dos NPO.
Se isso acontecer, ficaremos a entender melhor o preço baixo dos dois reabastecedotres...
Seja como for, a informação fornecida por esta empresa diz que os reabastecedores vão ter um Combat Management System. E falam (escrevem) como se fossem eles a instalá-lo.
Eu sou da opinião que esse sistema tem que ser o mesmo que o que vai ser instalado nas VdG e NPO.
Vamos ver.