É esse o mal da sociedade, só quando são precisas é que lhes dão valor.
Chupistas? Chupistas são aqueles que tão em casa sem fazer ponta dum corno e a mamar dinheiro do estado, depois vão pedir assinaturas para poderem mostrar no centro de emprego sem sequer perguntarem se precisam delas.
Infelizmente é assim :?
Infelizmente para uma (boa) parte da população, um chupista que está em casa a não fazer nada e a receber subsídio pago pelo estado e um chupista que está num quartel a não fazer nada a ser pago pelo estado é a mesma coisa (isto na cabeça deles).
Eu às vezes penso que era muito mais útil começar a mandar essa gente toda em acções no estrangeiro regularmente do que ficarem sempre parados no quartel, maior rotatividade do pessoal, maior motivação e sempre fazem algo de útil.
Sei que os meus amigos franceses vão em operações para o estrangeiro cerca de uma vez a cada ano ou a cada dois anos, sejam tropas especiais, sejam tropas normais - desde o tipo da infantaria, da cavalaria ou dos serviços! Até a menina de secretaria.
Eu não estou muito por dentro do assunto, mas a mim parecia-me à partida uma coisa boa, e era da maneira que se acabava com a ideia que vai-se para a tropa para ficar o dia todo a não fazer nada. Infelizmente até acredito que hajam muitos que efectivamente não fazem grande coisa dos seus dias, e juro-vos que pelo que vejo, a maioria dos jovens que são aliciados para as Forças Armadas é porque lhes transmitem a ideia de (transmitida INCLUSIVAMENTE num CENTRO DE RECRUTAMENTO):
1) Vão para lá, recebem o seu e passam o dia sem fazer nada
2) Não irão em missões no estrangeiro, logo não precisarão arriscar o couro, logo o risco é quase nulo
3) Condições melhores que cá fora, melhores salário, e não esquecer, meu amigo, que até lhes dizem e repetem que a vida é bela nas forças armadas
Os meus amigos que se candidatam, ouço a maioria dizer que "fixe vou para lá, não faço nada, não há risco e recebo o meu ao fim do mês, que bacano".
Já que estamos a falar de prioridades, porque não metê-los efectivamente a trabalhar onde são também necessários? Ou não temos gente suficiente para isso? Se não temos, porque ouvimos tanto falar de gente que passa os dias a não fazer nada nos quartéis, mas que não têm gente suficiente para garantir a rotatividade de pessoal em missões lá fora? Toda a gente fala em sistemas novos, armas novas... então mas isto não será também uma coisa a rever?
Metem na cabeça dos jovens recrutas que o que têm é o melhor do mundo, e pronto.