(Principais) Formas de acesso aos QP:
Oficiais:
- Cursos Civis (Licenciaturas) em casos muito específicos e com um número reduzidissímo de incorporações: Direito, Medicina, Medicina Dentária, Medicina Veterinária, etc.
- Cursos Militares (Licenciaturas e muito brevemente Mestrados Integrados) tirados na Academia Militar (
grosso modo, "Universidade do Exército"). Podem concorrer tanto candidatos militares como civis, habilitações de base para concorrer - 12.º ano de escolaridade (provas específicas variavéis conforme o curso/área),
atenção aos limites de idade.
Sargentos:
- Cursos Civis (Bacharelatos/Licenciaturas ) em casos muito específicos e com um número reduzidissímo de incorporações: Enfermagem, Técnicos Auxiliares de Diagnóstico, etc.
- Cursos Militares (que não equivalem a nenhum grau de ensino) de dois anos tirados na Escola de Sargentos do Exército. Podem concorrer tanto candidatos militares como civis, habilitações de base para concorrer - 12.º ano de escolaridade (no caso de militares) e frequência universitária no caso de civis),
atenção aos limites de idade.
Tanto num caso como noutro o número de vagas são, relativamente, reduzidas e, consequentemente, apenas um número reduzido dos militares em RC acabam por ingressar no QP.
Isto é se não me tiver enganado, de qualquer forma mais do que confiar no que qual "gajo" diz num fórum da
internet, é perguntar directamente aos militares, nomeadamente do Centro de Recrutamento.